segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

RAQUEL TEIXEIRA: DESAFIOS E ESPERANÇA




Nos últimos anos era comum perceber nas redes sociais ou ouvir em conversas com professores e pessoas ligadas ao meio que a maior aspiração da classe era o sonhado retorno da Professora Raquel Teixeira à pasta da educação.
Posso afirmar sem medo de errar que Professora Raquel é unanimidade no setor. E não é por menos.  Tem vivência na área! Seja como Professora ou em funções relevantes que exerceu ao longo da vida. Iniciou no magistério aos quinze anos de idade e ocupou de forma brilhante e marcante diversas funções em diferentes instituições.
É formada em letras e professora titular da Universidade Federal de Goiás. Membro do Conselho Nacional de Educação de 1999 a 2001 relatou o projeto das Diretrizes Curriculares para a Formação em Nível Superior de Professores de Educação Básica. Foi presidente do CONSED - Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação e participou ativamente do Plano Nacional de Educação. Integrou também o CNPQ e CAPES.
Deputada federal por dois mandatos consecutivos (eleita em 2002 e 2006) teve atuação profícua e relevante no parlamento brasileiro, onde recentemente teve projetos lá apresentados sendo aprovados, deixando um legado importantíssimo. É de sua autoria o projeto de lei que incluiu mais um ano no ensino fundamental. Por tudo isso, tem conhecimento de causa, sabe das necessidades, dos desafios e aspirações da classe da educação.
Não obstante sua trajetória, conhecimento do setor e elevada competência, a Professora Raquel Teixeira terá que lidar com os erros decorrentes da inabilidade e inexperiência cometidos na gestão de Thiago Peixoto, que de forma autoritária, sem diálogo e aproveitando dissidências do meio sindical, promoveu equivocadamente a retirada - de forma abrupta – de direitos duramente conquistados, dentre eles a titularidade.
Vale lembrar que o economista e ex-secretário Thiago – que foi reeleito deputado federal graças ao quociente eleitoral proporcionado pela avalanche de votos do populista Delegado Valdir - nunca estudou em uma sala de aula no Brasil, teve sua formação regular e acadêmica nos Estados Unidos da América.
Uma das esperanças depositadas em Raquel é que esses direitos, que eram considerados pétreos e tornavam mais interessante e atrativa a carreira do magistério, voltem. Ainda que Goiás, como os demais estados da federação, passe por dificuldades financeiras.
Os desafios não se limitam à educação. A superpasta que Raquel assume engloba cultura e desporto. A Secretaria Estadual de Cultura nos últimos anos foi desmontada. Tinha cerca de seiscentos servidores e hoje conta com pouco mais de cem. Perdeu importância e operacionalidade, apesar dos recursos destinados ao setor, como o Fundo Estadual de Arte e Cultura e os compromissos assumidos pelo Governador Marconi Perillo.  E o desporto é complemento, importante auxiliar no processo educacional.
E o mais importante nesse momento é que cada professor, cada funcionário administrativo arregace as mangas, e apoie a professora que está na cadeira de Secretária.
É hora de um verdadeiro “Pacto pela educação” saído da base. A aspiração da classe foi contemplada. O que era sonho se torna realidade. Todos sabem da capacidade, seriedade e compromisso da Professora Raquel Teixeira. Ela tem visão macro de mundo, voltada para a promoção de avanços significativos na educação e isso inclui a formação constante e valorização dos profissionais da área.
A esperança de mundo melhor passa por uma educação melhor, com resultados práticos e verdadeiros. E essa esperança se chama Raquel Teixeira. Foi a melhor secretária de educação de Goiás em todos os tempos e também é a melhor escolha do Governador reeleito Marconi Perillo.
Bom trabalho, Professora Raquel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário