sexta-feira, 1 de abril de 2016

OUTONOS




O Outono chegou e imediatamente cessaram as chuvas. O calor intenso tomou conta de nossos dias e, aos primeiros raios de luz se faz presente, permanecendo por todo o dia.
É interessante a força da mãe natureza e o que ocorre quando vêm as mudanças de estação: no fim do verão, os dias começavam quentes e normalmente terminavam em chuva , na maioria das vezes, fortes tempestades. Depois, rapidamente acabava o frescor trazido pela chuva e o tempo quente voltava. E assim que chegou o outono, as chuvas cessaram.
A sabedoria dos antigos reza que nesse principio de outono devem ainda vir algumas chuvas, porém poucas e distantes uma da outra. As aguas de março definitivamente fecharam o verão e o outono é certeza de renovação da vida, de sequencia de ciclos que se cumprem.
A chegada do mês de abril mostra que mais de noventa dias do ano já se passaram. O ano, como a vida, passa tão rapidamente, e imersos em rotinas, sequer percebemos. Mas o tempo, implacável segue seu ritmo... Inabalável.
O desconforto desses dias de calor não pode nos fazer esquecer o que de bom recebemos nas estações anteriores. Não faz muito tempo, a alegria da primavera chegou com manhãs de muita luz e beleza, trazendo flores que embelezaram nossos das e aos poucos foram se transformando em frutos que trouxeram alegria, mesa farta e certezas.
Em seguida, o verão veio com calor e chuva, que traz fertilidade e a mais absoluta certeza que a vida sempre se renova. Em dias longos e de muita luz poder viver a alegria de encontros e reencontros, de passeios, de praia, de mar, de sorrisos francos.
E por Falar em estações, dentro de poucos meses completarei cinquenta primaveras. Mas, apesar do quase meio século de vida, trago comigo os ideais da juventude, com a certeza que ainda há muito por fazer, muitos sonhos por realizar. Esse número de anos vividos não significa começo do fim, mas a certeza que as experiências adquiridas nortearão meus passos e minhas decisões e os sonhos, que nunca deixaram de existir continuarão a ser buscados. Buscados com a força “de um rapaz novo encantado, com vinte anos de amor”. A juventude e a busca por meus ideais sempre estará dentro de mim, do meu ser.
Continuarei a ver e sentir a poesia, cada vez que ouvir uma canção que toca, ou sempre que mirar o céu, com estrelas, em noite de luar. Hei de me encantar com cada madrugada que, com luz e beleza traz a certeza de que merecemos a dádiva de mais um dia.
E com poesia, alegria e muita força, esperar o dia em que haverei de caminhar de mãos dadas com o pequeno Gabriel, em tardes de sol, no outono, ou em manhãs de primavera, cheia de belezas.
Nas sequencias da vida, após o outono, virá o inverno, que passará e dará lugar à primavera. À esperada primavera das flores. Afinal, a vida se renova. A cada estação!



Nenhum comentário:

Postar um comentário