sexta-feira, 29 de abril de 2022

ENTIDADES DO SETOR CULTURAL PEDEM AO GOVERNADOR A PERMANÊNCIA DE NILSON JAIME NA SUPERINTENDÊNCIA DE FOMENTO À CULTURA



Imagem: arquivo pessoal/Facebook


Em ofício enviado ao governador Ronaldo Caiado, as mais representativas entidades culturais de Goiás, além de intelectuais e ícones o setor, solicitam a permanência do Professor Nilson Jaime no cargo de Superintendente de Incentivo e Fomento à Cultura, da Secretaria Estadual de Cultura.

Nilson Jaime, que no início do governo Ronaldo Caiado era cotado para assumir como secretário – função ocupada por César Moura, em longa interinidade – possui uma larga e brilhante folha de serviços prestados ao estado como servidor público concursado e é tido como um dos mais profícuos e atuantes intelectuais do país.

Dotado de extrema simplicidade e facilidade de acesso, assim que iniciou sua gestão à frente da superintendência procurou estabelecer o diálogos com entidades representativas artistas e trabalhadores das mais diferentes áreas, percorrendo locais do estado onde a gestão cultural pouco ou nunca chegou, promovendo a interiorização e o de acesso às diversas oportunidades, e amplo acesso aos editais, como os da Lei Aldir Blanc.

Com uma equipe enxuta e muito competente, esteve na implantação e execução da Lei Aldir Blanc Estadual, que contemplou segmentos que nunca receberam a devida valorização e o reconhecimento do estado pelas atividades desenvolvidas – importantes por demais onde se inserem, embora a maioria das vezes anonimamente.

 

REPERCUSSÃO

 

Assim que foi ventilada a substituição do secretário interino Cesar Moura, houve a imediata repercussão grupos de WhatsApp de instituições culturais, que temem pela saída de Nilson Jaime da superintendência, reconhecido pelo seu trabalho, competência e pela visão ampla sobre os diversos segmentos que compõem o setor cultural em Goiás.

 

 

O OFÍCIO

 

Goiânia, 22 de abril de 2022


Ao Excelentíssimo Senhor Governador

Doutor RONALDO RAMOS CAIADO

Palácio das Esmeraldas, Goiânia-GO.

 

Excelentíssimo Senhor Governador,

 

Apreensivos com as recentes notícias de mudanças na direção da Secretaria de Estado de Cultura de Goiás, as instituições signatárias, por seus presidentes, vice-presidentes e membros, vêm à Vossa presença solicitar a manutenção do atual Superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura (Sufic), professor Nilson Jaime, no cargo que ocupa desde 1° de março de 2021.

Nilson Gomes Jaime, escritor, mestre e doutor em Agronomia, auditor fiscal da receita estadual, com 40 anos de experiência no serviço público, é Presidente da Sociedade Goiana de História da Agricultura (SGHA), Presidente da Academia Palmeirense de Letras, Artes, Música e Ciências (APLAMC), vice-presidente do Instituto Bernardo Élis Para os Povos do Cerrado (ICEBE), conselheiro da Associação Goiana de Imprensa (AGI), e membro das seguintes instituições culturais: Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG); Academia Goianiense de Letras (AGnL); Academia Pirenopolina de Letras, Artes e Música (APLAM); Academia de Letras e Artes de Caldas Novas (ALACAN); Gabinete Literário Goiano (Cidade de Goiás); e Associação Cultural, Literária e Educacional Mãos e Olhares Diferentes (ACLEMOD), de Quirinópolis.

Como participante ativo da Cultura de Goiás, valoroso auxiliar da Política Cultural implementada por Vossa Excelência por meio da Secult-Goiás e da SUFIC, Nilson Jaime constitui-se excelente interlocutor do governo junto ao segmento cultural, onde goza de largo prestígio, pela competência e capacidade de atuação e diálogo.

Ao ensejo, renovamos nossa estima e votos de sucesso na condução do destino administrativo de Goiás.

 

Atenciosamente,

Eurico Barbosa dos Santos – Ex-deputado e ex-presidente da Academia Goiana de

Letras

Waldomiro Bariani Ortencio – ex-presidente da AGL

José Ubirajara Galli Vieira – Presidente da Academia Goiana de Letras (AGL)

Jales Guedes Coelho Mendonça – Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de

Goiás (IHGG)

Aidenor Aires Pereira – Presidente da Academia Goianiense de Letras (AGnL)

Ademir Luís da Silva – Presidente da União Brasileira de Escritores (UBE-Goiás)

Valterli Leite Guedes – Presidente da Associação Goiana de Imprensa (AGI)

Maria Elisabeth Fleury Teixeira – Presidente da Academia Feminina de Letras e Artes

de Goiás (Aflag)

Sandro Dutra e Silva – Vice-presidente da Sociedade Goiana de História da Agricultura

Izabel Signorelli – Presidente da Comissão Goiana de Folclore

Valdir Ferreira – Presidente da Associação Goiana de Artes Visuais (AGAV)





9 comentários:

  1. Acredito na sensibilidade do Sr Governador , atendendo aos inúmeros pedidos para a manutenção do Prof Nilson Jaime na Superintência de Cultura da SECULT, o prof Nilson Jaime desenvolveu um trabalho brilhante atendendo aos anseios da classe artística.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edson Luiz de Almeida30 de abril de 2022 às 12:55

      Concordo integralmente, Helena. O Nilson Jaime tem prestado relevantes serviços à Cultura e é um gestor competente.

      Excluir
  2. Na condição de colaborador ,de longa data deste semanário,posso atestar a competência e o real compromisso do doutor Nilson Jaime com a cultura de Goiás.Tenha a certeza o ético governador Ronaldo Caiado que muito do sucesso de seu governo no setor cultural se deve a ele ter um homem de ação numa das superintencias da Secretária da Cultura
    Nilson Jaime é,absolutamente , o homem certo no lugar certo.
    Salatiel

    ResponderExcluir
  3. Nilson Jaime merece permanecer por muita competência competência! Excelente texto👏

    ResponderExcluir
  4. Excelente texto !! Nilson Jaime super competente!!

    ResponderExcluir
  5. Excelente texto!! Nilson Jaime super competente!!

    ResponderExcluir
  6. Nilson Jaime: deveria ter sido de direito o secretário de cultura, o que era de fato, pois o Cesar Moura, embora competente na Retomada, era interino na Cultura, e interino não prioriza. Goiás, a cultura e ainda mais, a sociedade que tanto precisa da cultura viva, perdem demais com a provável saída de Nilson Jaime. Por jogo político, vai entrar alguém que possa carrear votos e a cultura mais uma vez, quem de fato faz e promova a cultura, sendo deixada de lado. Lamentável. Esquecem que as milhares de pessoas do setor cultural têm título de eleitor e votam.

    ResponderExcluir
  7. Edson Luiz de Almeida30 de abril de 2022 às 12:58

    Associo-me aos que defendem a continuidade do excelente trabalho desenvolvido pelo dr. Nilson Jaime na Secretaria de Cultura.

    ResponderExcluir