sexta-feira, 5 de abril de 2013

DAS PEQUENAS, MAS INDISPENSÁVEIS COISAS


O dia sempre começa muito cedo para mim. Antes mesmo do nascer do sol, já estou de pé e quando começam os acordes da maravilhosa orquestra dos pássaros que habitam meu quintal, já estou saboreando um maravilhoso e quentinho café – bem forte e com pouco açúcar - para ajudar no meu despertar e ter uma boa disposição durante todo o dia. Enquanto olho para a xícara com o café fumegante, aproveito para refletir sobre as ações que desenvolverei durante o dia, algo como um pré-planejamento  sobre o que terei que fazer no trabalho.
E quando começam a aparecer os primeiros raios de sol já me encontro a caminho do trabalho. Vou um pouco mais cedo, pois o transito é menos intenso em alguns lugares. O radio me coloca a par dos acontecimentos mais recentes – o interessante é que prevalecem noticias tristes, fatos violentos, deprimentes. Mas, logo ao chegar ao trabalho, depois de ler o jornal pela internet me absorvo completamente na rotina diária e pouco ou nenhum tempo tenho para divagações.
Durante o dia, algumas surpresas agradáveis, às vezes a visita de algum amigo, algum cliente mais próximo, enfim, o ir e vir de pessoas que direta ou indiretamente estão ligados à minha vida, ao meu trabalho.
No fim da tarde, emoldurada por belo e majestoso pôr-do-sol, estou no caminho de volta para casa, a enfrentar o difícil e lento trânsito. Novamente busco a companhia do rádio, que traz canções que invariavelmente me levam a momentos já vividos da juventude e me trazem saudades, devaneios.
Ao chegar em casa, ainda sozinho, me coloco a refletir sobre o dia que tive. Concluo com tranquilidade que foi mais uma etapa vencida, embora um dia difícil, de muita batalha e de luta, mas felizmente de resultados positivos. É assim a vida. Às vezes pode parecer que é uma simples rotina, mas ela oferece sempre desafios diferentes pra se vencer todos os dias.
Nessas reflexões visualizo tudo que a vida tem colocado para mim. Dificuldades do dia-a-dia são absolutamente normais. É certo que o trabalho é diariamente um grande desafio, mas os desafios são para os fortes. E felizmente consigo vencê-los todos os dias.
Assim me enterneço com o som de um canto de alegria, emitidos por um casal de araras que retorna de seus passeios para o ninho. Alegro-me com a leve brisa que sopra e acaricia meu o rosto e com o suave e belo pôr-do-sol que prenuncia a noite. Noite que chegará talvez adornada com uma lua cheia e com a calma e quietude para o descanso do corpo e da alma.
Assim costumo levar a vida. Não importa as dificuldades, as pedras e os espinhos encontrados pelo caminho. Necessariamente terei que superá-los. 
O bom mesmo é que após tudo isso ainda posso concluir que sou muito feliz. E a felicidade está sempre presente em meu coração.

5 comentários:

  1. Paulo, sigo e indico sempre seu Blog! Para mim um grande prazer passar por aqui e ter algo bom pra ler, para refletir, e vc escreve divinamente bem e com coração, essa harmonia e sensibilidade, realidade em que vc relata sempre coisas da vida, da sua vida, da sua infância, família, suas raizes, seus valores, isso faz toda diferença e toca nossos corações que é o melhor! Esse texto que fala muito de vc, do seu dia a dia! Do seu trabalho, trabalho que enobrece e dignifica o homem! A gente passa a vida em busca de grandes conquistas, criamos expectativas em relação aos nossos sonhos e vontades, sofremos decepções, as vzs nos frustramos, enfim, sofremos, corremos atrás, lutamos, mas o mais importante é nunca deixar de ser Feliz e acreditar sempre num futuro melhor! Grande abraço, parabéns pelo texto e nunca deixe de escrever e fazer um coração feliz!

    ResponderExcluir
  2. Que linda descrição... doce, triste, mas com uma ponta de esperança no final! Amei!

    ResponderExcluir
  3. Pessoas de bom e aberto coração enfrentam com serenidade e confiança os desafios da vida... assim é você!

    ResponderExcluir
  4. Greetings from Ohio! I'm bored to tears at work so I decided to check out your blog on my iphone during lunch break. I love the knowledge you present here and can't wait
    to take a look when I get home. I'm amazed at how fast your blog loaded on my mobile .. I'm not even using WIFI,
    just 3G .. Anyhow, amazing blog!

    My web blog: Arabic Books

    ResponderExcluir
  5. Do you mind if I quote a couple of your posts as long as
    I provide credit and sources back to your webpage? My
    blog site is in the exact same area of interest as yours and my users would certainly benefit
    from a lot of the information you provide here. Please let me
    know if this okay with you. Appreciate it!

    My web site kitchen cabinet

    ResponderExcluir