sexta-feira, 28 de junho de 2013

AMIGOS... PARA SEMPRE!

                Ainda não haviam surgido os primeiros raios de luz naquela manhã, quase fria, de um sábado de Junho. Pelas ruas, ainda vestígios das festas ocorridas na véspera...
                Foi em uma manhã assim, alvissareira e feliz, que te levamos à maternidade, para que chegasse entre nós.
                Impossível esquecer. Permanece muito viva e gravada na memoria a visão daquele rostinho calmo, cabelo pretinho e embrulhada com tanto carinho pelas enfermeiras da maternidade.
                O tempo foi passando. Cuidei muito de você, tanto quanto de sua irmã Thais, de quase sete anos a mais que você.


                Sempre foi viva, inteligente e calma. Menina aplicada na escola, muito inteligente, mas que não abria mão de brincar com suas bonecas ou com o cachorro “Muleke”, que fez parte da sua infância feliz. Nossos momentos, a descoberta do violão, das canções...
                Aquela noite, na pizzaria, seu aniversário de dez anos... Fizemos nosso compromisso, nosso pacto de amor e amizade: “seremos amigos para sempre”. E somos amigos para sempre. Marcamos que quando fizesse vinte anos, voltaríamos lá. No mesmo lugar, na mesma mesa, talvez o mesmo gentil e atencioso garçom...  Para renovarmos nossos laços de amor e amizade.
                “Amigos para sempre”. É o que nós sempre iremos ser!
                Hoje a acompanho a certa distancia. Já faz algum tempo que toma conta de você, de sua vida. Independe de mim. Segue construindo sua engenharia da vida... Do futuro... Perseguindo incansavelmente seus sonhos. A bela Florianópolis te acolheu... Vives feliz aí, desfruta da liberdade que conquistou.
Como foi emocionante conversar com você sobre os movimentos de protesto contra o que há de ruim e mal feito em nosso país. Como foi bom dizer para você que participei dos movimentos das “Diretas Já” e acompanhei de perto o movimento dos cara pintadas “fora Collor”.
                Dividimos os sonhos de um país melhor. E você, amada, imbuída dessa responsabilidade, juntou-se aos amigos e foi às ruas! Protestar, cobrar seriedade e coerência do governo, dos mandatários do país. Você em consonância com seus princípios de justiça social, foi às ruas exigir que os dirigentes do país não transformem os mandatos que detém ou os cargos que ocupam em beneficio de alguns apaniguados. Ao lado de seus jovens amigos mostrou a indignação com o estado de coisas.
                Acredite filha, ainda podemos mudar os rumos de nosso país. Não com aquela utopia de antigamente, comum da minha geração, mas de forma consciente e ordenada. O tempo da noticia truncada e falaciosa, acabou. Agora, as redes sociais, com as quais convivemos tão bem, não permitem mais mentiras ou a distorção dos fatos.
                Escrevo essa crônica com o coração cheio de saudade. Mas também cheio de amor e feliz por você.
                Seu primeiro trabalho chegou. Terás mais ainda responsabilidade com você e sua carreira. Siga em frente filha amada. Mostre o quanto é capaz.
                O nosso reencontro naquela pizzaria terá que esperar um pouco mais. Mas não será problema, nossos corações já se reencontraram.  E estaremos lá, não importa se em um ano ou menos. Nosso amor e nossa “amizade para sempre” independem de tempo, lugar ou hora marcada.
                E manteremos nossos laços, nosso pacto e amor e amizade. Continuaremos a ser, “amigos para sempre”.
                Seja muito feliz, Nininha. Que seus vinte anos te tragam para mais perto os sonhos que acalenta, que almeja e busca.
                Apesar da distancia e da saudade, meu coração está feliz. Feliz por ver você ir galgando passo a passo o caminho das conquistas, das vitórias.
                Parabéns, Nininha. Da lira de seus vinte anos, é o que tenho a dizer: seu amigo para sempre tem saudade, e muito  amor por você. Amo-te muito, filha querida! 

2 comentários:

  1. Que lindo... falar de um filho com tanto carinho, amor e amizade, como é bom esse amor de pai e mãe por seu filho, nada mais terno, mais singelo. Linda homenagem!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns,muito lindo o amor que você fala de sua filha.que homenagem mais linda,cheia CARINHO ,AMOR ,AMIZADE,isso é maravilhoso!Não conheci isso de meu pai!Parabéns PAULO!Beijos.
    Marina n costa!

    ResponderExcluir