sexta-feira, 14 de junho de 2013

RUA QUATRO: DE RECORDAÇÕES E SAUDADES...

                Dia desses, depois de uma reunião de trabalho no centro de Goiânia, caminhei calma e tranquilamente pela Rua Quatro. Confesso a saudade que senti, afinal, quando da minha mocidade passava todos os dias por ali.
                A Rua quatro sempre foi dividida em dois locais distintos, a parte que fica no lado da Avenida Araguaia, dividida pela Avenida Goiás, e que abriga o mercado central, hoje camelódromo e o edifício Parthenon Center, que com suas garagens suspensas e arquitetura  de edifício futurista trouxe certo ar de modernidade ao local. E a parte conhecida como “rua dos turcos”, onde muitos comerciantes de origem libanesa tem seu comércio e invariavelmente, sentam-se em confortáveis cadeiras de fios, aproveitando as manhãs luminosas da bela Goiânia para conversar alegre e animadamente em seu idioma pátrio. Alguns transeuntes chegam a parar para ver a ênfase com que debatem.
O lado oeste, que fica próximo a Avenida Tocantins, é hoje bem mais calmo que outrora. O imponente Edifício Trianon, de fachada alta e que um dia abrigou em sua imensa loja térrea uma movimentada agencia da Caixa Econômica Federal hoje tem calçada tranquila, pouco movimentada, apesar da frente de vidros espelhados, onde todos que ali passam fazem questão de se ver, algo de narciso.
                As agencias de turismo que funcionavam como casas de cambio não estão mais ali, certamente foram para lugar mais seguro, tocadas pela violência crescente.  Também não mais está lá o Argu’s Restaurante, do amigo Carneiro, que durante tantos aos funcionou naquele local. As Lojas Americanas ainda estão lá, oferecendo estacionamento a preço justo e atendimento cortês.
Hoje a Rua Quatro, ao contrário da Avenida Anhanguera, que fica próxima, é tranquila e pouco movimentada. Pode fazer um roteiro barato e cultural. Começando pela fábrica de salgados, que oferece bom atendimento e salgados deliciosos e de qualidade a R$ 0,50 (cinquenta centavos) e mais um copo de suco geladinho, tudo por a R$ 1,00. Isso mesmo, um real apenas.
Depois do lanche barato e saboroso, visitar as lojas de livros usados.  Fazer uma viagem aos caminhos da literatura ao percorrer as prateleiras. Afinal, livros são tudo de bom que podemos ter e sendo a preços camaradas, melhor ainda. Se não quer gastar dinheiro, pode-se trocar, de acordo com as normas de cada loja, ou “sebos” como são chamadas popularmente. Discos de vinil, Cd’s e até as sumidas fitas cassete podem ser encontradas ali. Raridades e pedaços da história.
Ainda, adentrar uma pequena, mas acolhedora loja de instrumentos musicais, ser bem atendido e puxar de um violão novinho saudades em acordes musicais. Confesso que demorei mais que o necessário com aquele violão nos braços, recordando o tempo em que fazia serenatas e dizia poemas de amor, através de canções.
Depois de mergulhar na saudade, aliviar o calor forte, com um suco de abacaxi com hortelã na lanchonete de produtos naturais que fica na esquina da Avenida Tocantins, próximo às Lojas Americanas. E aproveitar para sentar no acolhedor banco de madeira e viajar aos recônditos da saudade. Através das lojas, cantos e quadrantes da Rua quatro. Rua Quatro, da minha saudade.


-*-



Na ultima quarta-feira, dia doze, foi o dia dos namorados. E também data do natalício deste cronista. Agradeço a todos os que de uma maneira ou de outra se manifestaram, seja através de telefonemas, SMS, pessoalmente ou pelas redes sociais. Amigos que me desejaram o bem e a paz. Mesmo quem não ligou ou não enviou mensagem, mas lembrou e rogou o bem a mim através de uma oração ou pensamento positivo, meu muito obrigado. Que o Pai do Céu permita a todos encontrar o caminho da harmonia e da felicidade. A paz e o bema todos!




2 comentários:

  1. Parabéns ao colega pela belíssima crônica. Com sábias palavras nos encanta... Fazendo-nos emocionar a cada nova postagem! Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Paulo como é bom reviver bons momentos, recordar de fatos e acontecimentos que marcaram nossas vidas pra sempre, você grande poeta sempre nos presenteando com seus textos que muito nos toca e emociona. Parabéns pela data de aniversário, que Deus possa na sua grandeza sempre abençoar a você que é essa pessoa maravilhosa, e toda sua família! Grande Abraço

    ResponderExcluir