sexta-feira, 1 de novembro de 2013

DO TEMPO, DO AMOR, EM BRANCAS CÃS..

   

         As nuvens que cobriam o céu naquela tarde quente, em seu ir e vir, tocadas pelo vento rapidamente desfaziam as imagens que se formavam.
            Naquele parque, de muito verde, centenas de pessoas faziam sua caminhada ou corrida, crianças brincavam no amplo play-ground e jovens, em lençóis estendidos no chão, preguiçosamente, deixavam a tarde e o tempo passarem, como se não estivessem ali, enlevados e embevecidos em seus momentos de ternura.
            Ao longe, percebo um casal que se aproxima, em passos lentos. As marcas do tempo estão presentes e nítidas nos cabelos e no rosto de cada um. Calma e pacientemente, ele a ampara, cuida para que cada passo dado, curto e trôpego, se torne seguro.
            Chegam até um pequeno banco de madeira, onde ele a ajuda a se sentar. Mesmo à distancia, percebo que um respeitoso silencio se impõe entre os dois. Ela, olhado para o horizonte, às vezes para o céu e ele, mirando a face dela, meio que de lado. Como se quisesse dizer: estou aqui, para tudo que precisar.                                               
            Resolvo me aproximar. Cuidadosa e discretamente, fico ali perto, sentado no gramado. Nesse momento, percebo que conversam entre si. Não falam de dores, nem de saudade, mas de vida. Louvam o carinho de alguns jovens que estão mais distantes, falam de coisas boas do dia a dia e se perguntam: como estará a lua hoje?
            As mãos entrelaçadas mostram o imenso carinho que dividem. Desde que chegaram e sentaram no pequeno banco em nenhum momento soltaram as mãos. Mãos dadas, carinhosamente juntas, seguras. Gesto de amor e ternura.
            Em determinado momento, ele se põe a declamar poemas. Sem cerimônia, para que quem passasse ou estivesse perto como eu, pudesse ouvir. Ela vira o rosto para ele e, olhando nos olhos, se deixa embevecer com aquelas palavras de carinho. Confesso que a emoção tomou conta de mim ao presenciar esse belo e envolvente momento.
            Ao fim do poema declamado por ele, pude ouvir a voz frágil e tênue dela a dizer “obrigado”, seguido por um “amo você”.
            A tarde foi se indo e a noite começou a chegar. A luz artificial do parque logo foi complementada por majestoso luar, que chegou aos poucos, na companhia de estrelas tímidas, quase imperceptíveis.
            E os dois ali, em obsequioso silencio, em momento incomensurável de ternura, a se encantar.
Saí dali com a alma feliz, o coração renovado. Que esses momentos de ternura, enlevo, paz, harmonia e alegria da presença um do outro possam acontecer sempre.
As limitações físicas impostas pela passagem do tempo implacável não impediu um casal - que certamente estão juntos já anos - de dedicar carinho na forma de poemas, mãos entrelaçadas, e de namorar em uma tarde/noite em um banco de um parque, sob a luz de belo luar.
Nem o tempo, nem brancas cãs impediram que renovassem seus laços de amor, com o olhar terno, com mãos entrelaçadas, a dizer um para o outro: “eu te amo”.

2 comentários:

  1. Uma belíssima crônica mais uma vez... Retratando bem, que o amor não tem cor, raça ou idade! Aplausos por essa obra de arte poética.

    ResponderExcluir
  2. Belamente narrado agorinha a pouco pelo grande Sobreira.
    Combinou com a temática do seresta da UFG.
    Parabéns, como sempre.

    ResponderExcluir