sexta-feira, 4 de abril de 2014

REINALDO BUENO: LIRISMO E POESIA EM “APRENDIZ...”




“Céu pontilhado de estrelas que irradiam, em sintonia com a luz lunar, brilho e beleza por sobre a pequena e aconchegante cidade de Marialba. Cidade que guarda suas histórias, o jeito único da sua gente simples, e a suas vidas pacatas.”

É assim que começa o primeiro capítulo do livro “Aprendiz...” de autoria do Advogado e Escritor goiano Reinaldo Bueno, militante politico e residente em Formosa, cidade progressista que fica na região leste de Goiás, entorno do Distrito Federal.
“Aprendiz...” publicado no final de 2013 pela goianíssima Editora Kelps, é o que se pode chamar de romance poético, pelo seu conteúdo lírico. Não é um romance comum, afinal, não se trata apenas de uma história contada em parágrafos e capítulos.
Reinaldo Bueno traz de forma brilhante a história do Advogado Benjamim Kamboá, e tem como pano de fundo os bastidores e nuances de uma disputada eleição à Prefeitura da pequena e acolhedora Marialba. Embora a eleição seja o tema dominante, o que prevalece e se sobrepõe à narrativa é o lado humano, o conteúdo poético e a sensibilidade de seus protagonistas. A disputa eleitoral acaba ficando em segundo plano, quando no decorrer da leitura se começa a vivenciar os dramas, tragédias, romances e amores descritos no livro.
Há momentos de puro lirismo e poesia no romance. Histórias de vida que se intercalam com os vários acontecimentos inerentes a uma dura e difícil campanha política, evento que, como se pode esperar, tem todo tipo de situação, desde traições até circunstâncias pitorescas e engraçadas.
Com maestria, o autor consegue prender a atenção do leitor, onde cada capítulo é sequência do outro e vai ficando cada vez mais interessante. Fatos novos vão surgindo e não se tem vontade de deixar para terminar de ler depois. 
Traz também a rotina de um Advogado militante, sua atuação no escritório e no Tribunal do Júri, onde o autor descreve rotinas e ritos processuais de forma natural, com linguagem simples e acessível, sem o “juridiquês” tão comum aos advogados que  enveredam pelos caminhos da literatura. A leitura em todos os momentos e extremamente agradável.
Bueno intercala citações de artistas goianos, como a dupla sertaneja Christian e Ralf, inclui no texto um poema da Poetisa Cora Coralina e, em certa altura do livro, discorre sobre a trajetória de Henrique Santillo, politico que marcou época no cenário regional e nacional, já falecido, mas venerado até hoje pelo povo goiano.
Recomendo a leitura de “O Aprendiz...”. Que novos títulos venham, que estejam sendo gestados, afinal a qualidade literária, o lirismo e a poesia de Reinaldo Bueno não pode nem devem se limitar a uma única obra.
Percebe-se claramente ao escrever a obra, o autor buscou inspiração em sua vivência, em seu dia a dia, mas foi acima de tudo dentro do coração que obteve a maior parte do conteúdo.

 Obrigado, Reinaldo Bueno, que com a obra “Aprendiz... Da política, da vida e do amor”, nos dá a oportunidade de conhecer seu lado dedicado à poesia e de grande mestre da literatura goiana.




4 comentários:

  1. Sinceramente! Não tenho palavras para agradecer a generosidade literária com a qual me presenteou o ilustre poeta, jornalista e escritor goiano, Paulo Rolim! Elevou meu humilde livro ao patamar dos seus contos, crônicas e todo seu excelente trabalho literário. Grato, mestre!
    Seu admirador, Reinaldo Bueno

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente! Não tenho palavras para agradecer a generosidade literária com a qual me presenteou o ilustre poeta, jornalista e escritor goiano, Paulo Rolim! Elevou meu humilde livro ao patamar dos seus contos, crônicas e todo seu excelente trabalho literário. Grato, mestre!
    Seu admirador, Reinaldo Bueno

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente! Não tenho palavras diante da generosidade do ilustre jornalista, poeta e escritor goiano, Paulo Rolim, por escrever tão honrosa e incentivadora crônica sobre meu livro Aprendiz. Afinal, Paulo Rolim é nosso mestre! Nosso expoente máximo na literatura goiana destes tempos atuais. Obrigado, mestre!!!
    Reinaldo Bueno

    ResponderExcluir