sábado, 23 de julho de 2016

POR “BANCADAS DA ARTE E CULTURA” NOS PARLAMENTOS




O Jornalista e Produtor Cultural Melck Aquino tem uma larga e profícua vivência dedicada ao setor artístico e cultural. Recentemente ocupou a pasta da cultura do Estado do Tocantins. Melck Aquino postula uma vaga na câmara de vereadores da cidade de Palmas, capital do estado onde vive.
A busca da eleição à uma vaga na câmara de vereadores de Palmas por parte de Melck Aquino leva à uma reflexão: o setor cultural precisa urgente de uma bancada comprometida nos parlamentos do país. Chega de ser apenas animadores de auditório para candidatos políticos profissionais, que contratam artistas em sua campanha, consequentemente, contratam seu apoio. O Setor cultural precisa assumir seu protagonismo, hoje restrito às apresentações e espetáculos. Precisa se unir e eleger representantes, diretamente da classe.
Tornar importante e representativo o setor cultural, notadamente nos parlamentos, sejam agora, nas próximas eleições às câmaras de vereadores ou nas assembleias legislativas estaduais e no congresso nacional em 2018 – nas duas casas: senado e câmara dos deputados – deve ser um dos objetivos da classe artística brasileira.
Chega de ser “representados” por políticos que não tem nenhum compromisso com a classe. É preciso ser ator principal, não mero coadjuvante.
Com isso, pode evitar fatos como o ocorreu no ano que passou: um politico goianiense, depois de dar um chá de cadeira de uma manhã inteira em um conhecido cantor e compositor, deu a “esmola” de R$ 300 reais, a título de ajuda de custo para um show em Goiânia. Em contrapartida, “pediu” uma breve participação no show, onde contaria um “causo”. A contragosto, o cantor aceitou, contrariando parecer de sua produção. No momento do espetáculo, essa participação foi um verdadeiro absurdo e quebrou o clima de encanto do show: o "causo" era um texto em diversos momentos obsceno e politicamente incorreto. Felizmente ele atendeu ao chamado da produção e saiu do palco. Mas, o absurdo não ficou por aí: no dia seguinte, os jornais traziam uma matéria enviada por sua assessoria, dizendo ser ele o “promotor” e “produtor” do espetáculo que, tirando sua pobre e infeliz participação, foi muito bonito. Enfim: o tiro saiu pela culatra, pois as trezentas pessoas que estiveram naquele espetáculo, jamais votarão nesse político.
É preciso por fim ao reinado desses oportunistas. São tão desonestos quanto os que roubaram e vilipendiaram o patrimônio brasileiro. Fazem do setor cultural um trampolim para suas ambições políticas. E quando são eleitos, viram as costas para quem os ajudou muitas vezes sem sequer receber pagamento pelo serviço prestado.
O setor cultural e artístico precisa ser protagonista, ser o ator principal e não mero figurante. As politicas culturais no país precisam crescer, e não podem ao primeiro problema econômico, ser simplesmente extinta ou mesmo adiadas. Cultura é como arroz e feijão: algo absolutamente necessário e edificante ao ser humano.
Aos artistas e envolvidos no setor cultural, recomendo que se unam em torno desses objetivos: eleger parlamentares do setor.
Em Goiânia, na eleição passada, o setor cultural quase elegeu um vereador, o diretor e ativista cultural Eduardo de Souza, que como suplente, chegou a assumir por breve período uma cadeira na câmara municipal.
No congresso nacional, existem as propaladas bancadas da bala, da bíblia e dos produtores rurais. Representam suas categorias. Que sigamos seus exemplos e elejamos a bancada da arte e da cultura, afinal, somos muitos e temos votos. Tenho certeza que será atuante, justa e acima de tudo comprometida com o país, face à visão que têm da vida.
Bancada da arte e da cultura: fica aqui lançada a semente. Elejamos quem tem compromisso! E que seja do meio. Sem atravessadores!

-*-

Paulo Rolim – Jornalista e Produtor Cênico
Twitter: @americorolim


Nenhum comentário:

Postar um comentário