quinta-feira, 7 de setembro de 2017

NA FLORADA DOS IPÊS


“Eu nasci no mês de agosto
O mês da flor do ipê
Os campos ficam floridos
Que dá gosto a gente ver...”
           (Da canção Flor do Ipê – André/Andrade)



No centro oeste e no norte do Brasil, ao inicio do mês de julho as mangueiras estão começando a soltar seus cachos de flores. Nos quintais, sítios, fazendas, beiras de estradas se nota a beleza e a pujança e chegando mais perto, sente-se facilmente adocicado e suave perfume.
Prenúncio de outra beleza que logo chega: a alegre e multicolorida florada dos ipês, que apesar da paisagem normalmente seca dessa época, com a chegada do mês de agosto, tornam o horizonte belo e encantador.
Ao trafegar pelas rodovias ou mesmo nas avenidas das cidades, fica impossível passar incólume e despercebido ante o majestoso colorido dos ipês. E eles parecem combinar, para que não falte beleza: primeiramente, vem a florada da variedade de flores roxas -  ou rosas; depois a de flores amarelas – que parecem ser mais numerosas – e por fim, as flores  brancas, em uma sequencia de pura harmonia.
As flores dos ipês e das mangueiras trazem com sua beleza e majestade um alento, ante a sequidão dos meses que precedem a temporada das chuvas e são uma espécie de cartão de visitas da primavera que em breve haverá de chegar.
E mesmo nesse tempo seco, as aves começam a se preparar para o acasalamento, iniciando a construção de ninhos. Algumas espécies até reformam o ninho antigo. E elas – as aves – sempre buscam lugares onde podem encontrar segurança juntamente com a próxima família que há de vir. É o ciclo venturoso proporcionado pela mãe- natureza, renovando e dando sequencia à maravilhosa arte de viver.
O colorido dos ipês me faz embarcar na saudade e adentrando os recônditos do coração, me reencontro com os campos da querida e saudosa Fazenda Nova América, local onde passei minha primeira infância. Foi lá que meus pais viveram boa parte de vida, dando condições e criando sua família.
Eu era ainda muito menino, mas me encantava com as belezas da fazenda. E ali, bem pertinho da casa simples onde morávamos havia uma pequena matinha que era rica em pés de ipês. As mangueiras imensas, pujantes e quase centenárias, ficavam nos fundos da casa, em um grande quintal, ao lado de outras arvores frutíferas.
Os ipês são apenas o principio da temporada de belezas que ocorrem antes da primavera. Logo em seguida à sua florada, nos primeiros dias de setembro, as imponentes sibipirunas derramam seus cachos de um amarelo-ouro intenso, que em contraste com o verde vivo de suas pequeninas e numerosas folhas, trazem as cores principais da bandeira nacional, completadas com o azul do céu e o branco das nuvens. Parecem saudar a pátria brasileira na semana de seu aniversário.
As beleza das flores das mangueiras, dos ipês e logo em seguida das sibipirunas, apesar do período com tempo seco e quente nos trazem a certeza que a vida se renova, assim como nossas esperanças. E nos dá a certeza que logo chegará alegre e colorida primavera.

 Assim a vida vai seguindo, e apesar de tudo o que vivemos e passamos, traz através da natureza inabalavelmente suas belezas e encantos. Adornada por flores. Flores de mangueiras, ipês e sibipirunas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário