sexta-feira, 22 de setembro de 2017

PRIMAVERA DE FLORES, CORES E LEMBRANÇAS





Há alguns dias observo que os pássaros que habitam meu quintal mudaram a rotina. Apesar do clima ainda estar quente e seco, os pequenos seres alados voltaram a construir seus ninhos de maneira frenética, buscando no chão pequenos gravetos para assim dar sequencia ao circulo maravilhoso da vida. O movimento dos pássaros construindo seus ninhos é um forte sinal que a primavera se aproxima.
Ah, primavera! Com suas belezas e encantos me traz de volta muitas lembranças, saudades, recordações.
As mudanças no clima e na rotina dos animais e das pessoas são plenamente perceptíveis quando ela se aproxima. As noites se tornam mais amenas, com madrugadas quase frias e as arvores cobrem-se de folhas novas, e ainda que a chuva não tenha chegado, demonstram que logo estarão cobertas de flores e em curto espaço de tempo, cheias de frutos. 
Desde criança eu me encantava com as flores da primavera, que após as primeiras chuvas, tomavam conta dos campos e dos quintais. Primeiras chuvas que de início vinham mansas, para em seguida acontecerem fortes temporais.
Lembro que na minha meninice, ao levantar pela manhã e, apesar de não totalmente refeito dos temores trazidos pelo barulho dos trovões precedidos pelas luzes intensas e rápidas dos relâmpagos, eu me enternecia ao ver que ainda havia uma chuva calma e suave. E ao olhar no horizonte, percebia o cafezal todo branco, como que coberto por nuvens ou por neve. Daquele cantinho, perto de minha mãe e ao lado do fogão à lenha, eu me punha a admirar aquela paisagem.
Mais tarde fazia questão de acompanhar meu pai em um passeio entre as imensas avenidas formadas pelos pés de café, sentindo o cheiro de terra molhada se misturar com o perfume daquelas flores brancas, alvas. Essas imagens ficaram em meu coração e daí em diante, sempre me encantei com a beleza das flores. Elas que me acompanham por toda a vida.
Interessante que antes da chegada das chuvas, tempo de calor não tem como deixar de notar os sofridos e mal cuidados flamboyants da minha cidade que, apesar da fuligem que cobre seu tronco e galhos, ao aproximar-se a primavera desabrocham cachos de cores intensas e vivas. Flores vermelhas, amarelas, brancas ou mesmo azuis. Sim, em Goiânia temos flamboyants de flores azuladas.
Nos canteiros centrais das avenidas é observar e se encantar com a beleza do verde das folhas e o amarelo ouro das flores que compõem a paisagem dominada pelas imponentes sibipirunas, que trazem a nós a esperança de dias melhores em nosso sofrido, vilipendiado e saqueado país.
E assim, eis que é chegada a primavera. O tempo seco e quente dá lugar às chuvas que aos poucos vão se firmando e com elas a presença das flores, que enchem a vida e o mundo de encantos.
Seja bem vinda, primavera. Primavera de cores, amores, encantos e flores. Muitas flores.




Nenhum comentário:

Postar um comentário