sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

DE SONHOS E ESPERANÇAS


               
 Sonhos... Desde criança acalentamos sonhos, como algo a conquistar, algo a conseguir. Alimentamos assim, desde tenra idade, aspirações, desejos e vontades.
                O menino que vê outro colega na bicicleta novinha a desfilar alegremente pela rua alimenta o desejo de obter igual. Talvez por questões econômicas da família, ainda demore a ter a tão sonhada primeira bicicleta.



                Com o passar do tempo, a vida segue seu rumo e nos empurra para realidades outras.  O sonho da bicicleta novinha – realizado ou não – ficou para trás. O outrora menino agora se faz homem, e suas aspirações e desejos são outros. Como ser amigo, quiçá namorar e amar aquela menina de sorriso bonito e pele de seda, ou mesmo obter vitórias, como passar no vestibular, ter acesso ao sonhado curso superior. O coração acende desejos e esperanças.



                Necessidades cada vez maiores e diversas. Todos os dias impõe-se um novo desafio. A luta pela sobrevivência obriga a travar diariamente luta renhida, muitas vezes desigual. Porem tem-se a esperança de alcançar a vitória.
           A vida traz ciclos que se renovam ou mudam. Hoje se pode lutar por motivos aparentemente difíceis, que com o passar do tempo tornam-se quase irrelevantes - depois de conquistados. Conquista-se com dificuldade, com perseverança e muita luta. Depois de obtido, torna-se algo quase automático, corriqueiro e comum – como adentrar um carro e se sentar. É preciso sempre olhar para o lado.  E de frente, olhos nos olhos reconhecer que sozinho não se é ninguém.
                Ao lado dos sonhos, caminha a esperança. A realização de desejos que podem parecer alcançáveis ou não. Ainda que sonhos permaneçam quase sempre inseridos na alma e no coração. Mas há sempre esperança.

                Sonhos. Tão diversos... Como o daquele menino que quer ser jogador de futebol de sucesso. Para isso deixa de lado a infância, adolescência e juventude e se submete às duras e rígidas regras dos clubes de futebol. Deixa para trás a família, às vezes um terno colo de avó, o sossego de um lar seguro e aconchegante e vai dividir quarto com colegas da mesma faixa etária. Todos em busca do mesmo um sonho, com a mesma esperança de alcançar o tão sonhado acesso ao profissional, solidificando uma carreira que é rápida, porém traz sucesso, dinheiro e muita exposição.
                Noto que estamos a poucos dias do Natal. Natal onde sempre temos esperança de paz e fraternidade. A cidade enfeitada, praças e prédios com inúmeras luzes coloridas a piscar. Chega a ser aconchegante. O espirito de natal começa a contagiar.


                As famílias planejam como será a noite de Natal. Presentes, brincadeiras de amigo-secreto, ceia farta, alegria e festa. Confraternização. Desejos de felicidade. “Feliz Natal! Feliz Natal...”.

                Quero sonhar. E ter esperança que neste Natal que está tão próximo, se inicie um novo ciclo onde haja mais fraternidade e justiça. Amor e perdão. Assim, haverá mais felicidade, alegria, paz. Paz e bem.

Um comentário:

  1. Paulo que lindo texto e que muito me toca! Meu filho jogador de futebol este ano não passo Natal com ele, estou triste! Uma data tão especial, minha família vai estar toda reunida, confraternizando e ele la no CT do Paraná Clube dentro de um quarto com mais alguns amigos muito triste para mim, mas sei que ele esta na busca de seu sonho e como mãe só posso sempre apoia-lo mesmo que dificil estas situações para mim. Lindo texto, parabéns! E aproveito para te desejar um Feliz Natal a vc e toda sua família. Grande abraço.

    ResponderExcluir