sexta-feira, 17 de abril de 2015

OS VERSÍCULOS INICIÁTICOS DO CABOCLO ARIMATÉIA MACEDO




Ao perceber a presença do carteiro que deixara correspondências em meu portão, fui logo de encontro a um envelope amarelo, que pela forma e pelo peso, deduzi que fosse um livro.
E quando abri o envelope, deparei-me com os “Versículos Iniciáticos” do escritor e poeta cearense Arimatéia Macedo. Plástica e visualmente um trabalho bem elaborado, com uma capa que traz muito do cordelista caboclo nordestino. E na primeira página, uma dedicatória a este humilde cronista.
Com apresentação do Professor Daniel Walker, comentário na orelha do Professor e Editor Cearense Jose Cícero e prefácio do eminente Poeta e Jornalista Tocantinense Zacarias Martins, “Versículos” traz da alma e do coração de Arimatéia aquilo que ele tem de mais precioso: a sensibilidade de poeta.
Manifesta seu agradecimento àquilo que tem de mais importante em sua vida, em seu cotidiano.  Brinda com homenagens os amigos, a família, o amor, a vida. O primeiro poema – Rabiscar - é uma homenagem em verso aos escritores e talvez, em sua essência, refira-se a ele mesmo quando termina o poema dessa forma:
“O escrevente considerado talentoso,
 De sua caneta não sai escrito maldoso
Que atormente nem seu corpo, nem sua mente.”

                Caboclo nortista, Arimatéia Macedo enaltece e valoriza suas origens. Mostra de maneira clara a fibra, a resistência, força e a coragem de seu povo nordestino. Poeticamente, conta histórias do Ceará, estado onde nasceu. Traz para seus versos vivencias de infância, e personagens que o acompanharam em sua vida.
                E em “Sic Transit Gloria Mundi” presta homenagem a um amigo, e vai da concepção à vida adulta, descrevendo de forma sutil e elegante aquilo que é típico do ser humano: o crescimento, a evolução.
                A poesia do caboclo desnuda em vários momentos sua grandeza de alma, a generosidade de seu coração em versos de gratidão e reconhecimento à pessoas e lugares. Mostra preocupação social, quando aborda temas como meio ambiente, fome, violência, aborto, miséria humana. E pergunta: onde está a paz?
                Atuante nas redes sociais, com preferência pelo Twitter onde fez muitos amigos, não se furta ao tema e dedica ao assunto, com a simplicidade de que, como realmente o é, algo muito simples, e hoje inserido no cotidiano das pessoas.
Arimatéia Macedo: caboclo, poeta, cordelista e agora escritor publicado, nos presenteia com seus versículos iniciáticos. Seu livro poderia também ser intitulado de versículos do coração, pois é muito fácil notar a origem, de onde partem seus escritos.
Quem quiser encontrar o caboclo Arimatéia Macedo além das redes sociais, vá à acolhedora cidade de Gurupi, no estado do Tocantins, onde ele milita nas lides de Hipócrates. Em algum posto de saúde, hospital ou onde quer que seja, dedica-se ao sacerdócio da medicina, no ato nobre de salvar vidas.
E com a poesia, acalenta almas e corações. Parabéns, Poeta caboclo! Salve, salve, Poeta brasileiro Arimatéia Macedo!
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário