sábado, 1 de agosto de 2015

LUA AZUL E MANHÃS DE QUASE PRIMAVERA




O perfume que recende dos cachos de flores das mangueiras atrai uma legião de pequenas abelhas, enche a alma e o coração e me leva a momentos de saudade. Afinal, flores em mangueiras é prenúncio de primavera e traz lembranças de infância feliz.
A lua da ultima noite de julho precedeu a uma primeira manhã de agosto, manhã perfeita de céu azul, suave brisa e sol brilhante.
 Bela lua cheia, de muita luz, encantadora e inspiradora! Evoca paixões. E a manhã de luz trouxe também o canto de sabiás... Momentos de pura beleza e poesia. Juntas, cada uma ao seu tempo, lua e luz da manhã se completam. E adentram ao coração tornando-se um só poema.
E nessa beleza de manhã um bando de periquitos, maritacas ou mulatas, como queiram – pelo menos uma cinquenta – em alegre e ruidosa passagem, chegam ao quintal e tomam conta da goiabeira, que embora ainda não seja época, está cheia de goiabas temporonas, das vermelhas, doces como açúcar. As pequenas aves tomam seus lugares e fazem a festa, em um banquete delicioso, proporcionado pela mãe natureza, que sempre cuida muito bem de seus filhos.
Carmobernardianamente, observo o quanto estão felizes ao encontrar aquela árvore, que lhes proporciona lauto banquete. E acima de tudo, vejo a harmonia e o respeito mútuo que demonstram. Não se vê nenhuma ave querendo esse ou aquele quinhão a mais que a outra. Dois ou mais pássaros dividem a mesma goiaba harmônica e solidariamente.
Percebo que folhas novas surgem, em lugar das que caíram ou estão caindo, cobrindo o chão, onde as atentas formigas já as percorrem, dando sequencia ao ciclo perfeito da natureza. As folhas novas, logo terão a companhia das flores brancas, que rapidamente, pelo milagre da vida e da força da continuidade da especie, transformar-se-ão em pequenos bulbos, que resistirão e chegarão à frutos maduros, doces saborosos... O ciclo perfeito da vida.
Evoco a sabedoria ancestral de meu saudoso pai, que afirmava que no ano de fartura nos quintais é certeza que haverá boa colheita. Que isso se confirme, afinal, passamos por momentos difíceis na economia e na politica.
Fico a esperar que chegue a primavera, com muitas flores, frutos, pássaros em seus ninhos cuidando dos filhotes, e pingos de chuva.
Nessa manhã de belezas, em conversa leve e agradável com amigos, discutimos se não somos muito adeptos e dependentes da tecnologia. Concluo que utilizamos forte e intensamente a tecnologia, porém nunca deixamos de perceber a poesia de uma noite de lua com acordes de plangente violão e sorrisos de encanto.
Quase primavera. Etapas da vida vão se cumprindo. Vida que chega e se renova. Tempo de céu azul e ventos fartos, onde crianças soltam pipas e as noites são amenas. Tempo de belas manhãs...
Com canto de sabiás, algazarra de periquitos na goiabeira, a certeza que logo um sem número de flores haverá de vir embelezar jardins, quintais, avenidas da cidade, e assim encantar a vida! Afinal, é quase primavera! E um novo poema e uma nova canção se fazem presentes!



Nenhum comentário:

Postar um comentário