domingo, 20 de dezembro de 2015

INDIGNAÇÃO, ESPERANÇA, POESIA...




A caminhada em 2015 começou com incertezas e preocupações. As notícias não foram boas e o povo brasileiro teve medo do que viria à frente. Logo, começou o terror do governo, com seus porta-vozes engravatados, todos com cara de gente séria e comprometida com o país, a informar que mais uma vez o povo teria que fazer sacrifícios.
Um dos primeiros atos foi uma absurda e injustificada alta nas tarifas de energia elétrica – deu a impressão que voltaríamos ao tempo da lamparina – que com suas bandeiras sempre vermelhas, claro, viria extorquir o bolso do trabalhador, dobrando o valor da conta, apesar do consumo ser o mesmo, ou até diminuir. Tivemos que nos acostumar com uma nova realidade.
De repente, começam a pipocar no noticiário do radio e da televisão noticias de prisões de grandes empresários e figurões do poder, algo impensável até recentemente. O Brasil, através de sinais que vinham da justiça de primeira instancia do Paraná, começava a acreditar que, apesar da roubalheira instalada, de vergonha explicitada em confissões de corrupção, delações, em depoimentos constrangedores - não para os depoentes – mas para o cidadão honesto e de bem, que trabalha e sustenta esse país desde que Cabral aportou aqui há cinco séculos.
As crianças e jovens de repente se veem cotidianamente diante de vocábulos que até pouco tempo não eram utilizados.  Buscam entender o significado dessas palavras, como algo novo desconhecido, mas que para a maioria dos brasileiros são velhas conhecidas. Inflação e recessão, desemprego e retração da economia era algo que há um ano, poucos previam que acontecesse dessa forma desumana, fruto de irresponsabilidade e da corrupção.
Mas, de uma maneira ou de outra, sempre haveremos de encontrar motivos para sorrir e sonhar. As preocupações do dia a dia com a família, com fatos decorrentes da violência crescente são cotidianas e os rumos que o país pode tomar nos afligem, mas olhando para o lado, vemos a beleza do brilho das luzes do alvorecer, o canto dos pássaros saudando o novo dia, o barulho de chuva mansa caindo e o sorriso puro de uma criança ao encontrar o carinho de seus pais e avós. Haveremos de sentir ternura ao ouvir o murmúrio das águas de um regato debaixo de arvores frondosas, quando se ouvir uma canção e ao abrir um livro de poemas...
Apesar de tudo, penso que devemos acreditar na esperança de dias melhores. O amor e a ternura devem ser companheiros constantes. O firmamento sempre trará estrelas que nos oferecem brilho e poesia.
É tempo de Natal. Que agora e sempre, amor e a harmonia sejam o maior presente. Que apesar de momentos difíceis, a vida seja louvada pela dádiva que é.
Um feliz natal a todos. De esperança, amor, alegria e ternura! E claro, com poemas e canções!




Nenhum comentário:

Postar um comentário