sexta-feira, 19 de agosto de 2016

CHUVA, FLORES, JABUTICABAS.




Ansiada e esperada, a chuvinha calma de agosto que veio no decorrer da semana trouxe a sensação de alivio e uma imediata resposta por parte de arvores e plantas urbanas. Nos quintais, os pássaros em seu ir e vir constante, ao preparar seus ninhos no alto das arvores, emitiam trinados e cantos característicos dessa época de acasalamento.
Antes dessa chuva benfazeja, eu ganhei um presente: a jabuticabeira do meu quintal, após anos e anos, resolveu produzir. Vieram frutas temporãs, antes da safra, que ocorre nos meses de outubro e novembro.
Uma manhã notei um galho diferente dos demais. Ao me aproximar, notei pequeninos bulbos no caule e algumas flores. Mais no alto já despontavam os frutos, de um verde vivo, ainda muito pequenos.
Poucos dias depois, as flores eclodiram em frutos, que cresceram e aos poucos foram mudando de cor, ficando negros, amadurecendo. Eram frutos doces e muito saborosos.
Essa safra temporã durou pouco, afinal, foi apenas um galho que produziu, de tantos que a planta tem. Comisso passei a molhar a jabuticabeira todos os dias, e não demorou, novamente, ela estava florada – dessa vez, em toda sua extensão. Aguardo agora com imensa expectativa os novos frutos que logo chegarão. Vai ser uma festa.
A chuva de agosto e as flores da jabuticabeira me trazem uma certeza: é quase primavera. Primavera que sempre traz a sensação de renovação da vida, de perpetuação de espécies e de muita beleza.
As flores da primavera embelezam a vida e tornam o mundo belo e cheio de encantos. Junte-se a esse encanto o sorriso de crianças correndo pelos parques, em uma tarde de sol, ao som de canto de pássaros.
E ao final dessa tarde de agosto, após a chuva e a constatação da nova florada da jabuticabeira, recebo a visita do pequeno Gabriel. Vem acompanhado dos pais e, qual primavera, enche a casa de alegria e felicidade.
O pequeno Gabriel, já com cinco meses, está crescido e risonho. Ao ouvir minha voz, esteja onde estiver – até no colo da mãe - fica a me procurar com seus lindos olhos negros, vivos e espertos.
Dessa vez, a primavera que está por chegar, será especial. Temos os frutos da jabuticabeira, com seu sabor inigualável. E a doçura da presença do pequeno Gabriel. De olhos negros e vivos, que sempre me encantam.
É quase primavera. Bem vinda seja a chuva que traz conforto e a certeza de uma primavera que se anuncia. Com encantos e alegrias! E muitas flores!




Nenhum comentário:

Postar um comentário