sexta-feira, 12 de agosto de 2016

DA ALEGRIA DE SER PAI




Ser pai é privilegio. Momento único, especial na vida de um homem, que completa a vida e torna o existir mais leve e suave. Os dias passam a ser mais intensos e a expectativa da volta pra casa após o trabalho é total. Os finais de semana ficam pequenos, face à presença do filho ou da filha em casa.
A experiência de pai começa com a de ser filho. Eu lembro muito bem, do carinho e do cuidado de meu pai para comigo. Lembro como hoje, quando ao final da tarde eu via ao longe sua pequena silhueta chegando do trabalho árduo na roça, depois de mais um dia sob sol escaldante. Ele vinha com a enxada ao ombro, lenta e compassadamente pela estradinha que dava acesso à nossa casa, na querida e saudosa Fazenda Nova América. Depois, quando se aproximava, mesmo indo contra as recomendações de minha mãe, eu corria em sua direção e ia espera-lo próximo á pequena ponte feita de troncos, que dava passagem sobre o riacho. Ali, ele sorria, me abraçava e me colocava em seus ombros. E eu, todo feliz, era levado por ele até nossa casa.
Depois de saber de minha mãe como fora o dia, descíamos em direção ao riacho. Era quando meu pai ia me ensinar a nadar e nesse meio tempo, nos divertíamos a valer. Depois, voltar para casa e com o fundo musical proporcionado pelo velho radio ABC, esperar o jantar. Hora em que ele conversava animadamente com minha mãe e meus irmãos. Era o fim de um dia de muito trabalho, mas ao mesmo tempo, de alegrias, na pequena e humilde casa da Fazenda Nova América de minha infância.
Veio minha adolescência, e meu pai continuou o grande amigo, sempre presente e acima de tudo, nos momentos difíceis, característicos dessa idade, nunca deixou de manter seu sorriso e sua serenidade.
O tempo passou, e um dia me vi à porta uma maternidade, ansioso por  conhecer o rostinho de minha primeira filha. Impossível conter a emoção, ao ver aquele semblante plácido, lindo, aqueles cabelos pretinhos. Derramei lágrimas naquele momento. Minhas primeiras lágrimas como pai. Tal fato se repetiria anos mais tarde quando viria minha segunda filha, igualmente linda, de olhos e cabelos negros.
Vivo agora uma experiência nova como pai. Melhor dizendo, como avô. Mas, para ser avô tive que ser pai. O menino Gabriel, que chegou há poucos meses, é alegre, risonho e de bem com a vida. Como a mãe, tem olhos negros e sorriso franco. O legal é quando chego em casa e ele está presente. Ao ouvir minha voz, fica a me procurar com os olhos e quando me encontra, abre o sorriso, dando sonoras risadas. Assim, o coração que não é muito forte, se derrete todo ante a emoção da pureza e da alegria do pequeno Gabriel.
Esse será o primeiro dia dos pais que passo na condição de avô. Para o pai do Gabriel, que viverá seu primeiro dia dos pais como pai, o merecido abraço e o carinho, afinal, somos pais.
Que o dia dos pais seja de alegria e harmonia. De regozijo e abraços para quem tem seu papai por perto e de saudade boa para quem já não mais o tem.
Assim, desejo um feliz dia dos pais a todos os papais! Que recebam ternura, abraços e vivam momentos de alegria, harmonia e muito amor! Verdadeiramente, um feliz dia dos pais!




Nenhum comentário:

Postar um comentário