sexta-feira, 12 de maio de 2017

O SER MÃE TODOS OS DIAS...




Ao cair da noite, logo após o banho de riacho e o jantar, toda a família – papai, mamãe, meus irmãos e eu – se reunia na pequena e rústica calçada de chão batido, amparada por grossas toras de madeira, que ficava em frente à casa simples da Fazenda Nova América.
Embora ocorresse praticamente todos os dias, esse encontro era sempre um momento único, mágico, quando meus pais aproveitavam para colocar os assuntos em dia, falar dos acontecimentos nos vizinhos, do destino da colheita que estava armazenada nos paióis, quando começaria a preparação para a próxima safra, coisas assim. Enquanto isso, a noite ia se fazendo e logo, surgia no horizonte uma lua grande, imensa, cheia de beleza e encanto.
Eis que o clima pedia e o violão alguém trazia. Assim, papai se punha a dedilhar valsas e dobrados. Apesar das mãos judiadas pelo trabalho árduo e cotidiano da roça isso não era empecilho, e ele soltava sua alma, seu coração em acordes maravilhosos. Mamãe também passava declamar versos e entoar as canções que tanto gostávamos.
E eu logo sentia o cansaço bater e o sono chegar.  Cansaço de um menino que brincara durante todo o dia. Então, buscava o acalento do colo de minha mãe, onde deitava e recebia em meus cabelos seu carinho, vindos de mãos suaves e ternas. Eu me deixava enlevar naquelas canções até adormecer. Sequer percebia quando era levado por meu pai à cama simples onde dormia. Não raro parecia escutar ao longe: “como esse menino está ficando pesado”.
A vida seguiu. O tempo inexoravelmente passou e essas lembranças estão aqui em mim.  Apesar da distancia e do tempo, são muito vivas, permeando os recônditos do coração. Ainda lembro quando nas madrugadas frias de outono, no meio da noite, minha mãe se levantava e vinha ver se eu e meus irmãos estávamos bem cobertos, agasalhados e se não passávamos frio. Era cuidado, amor, carinho de mãe.
A cada ano no mês de maio, a lembrança se intensifica. O dia das mães me leva a esses momentos de pura saudade. Hoje divido a alegria desse dia com a presença da esposa, mãe de minhas filhas, da minha filha que é mãe, e também minhas irmãs e sobrinhas.
A saudade dos momentos da infância com minha querida mãe se junta á alegria do presente. Cresci em um lar onde o amor era a marca maior. Meus pais muito se amavam e faziam questão de que esse amor fosse estendido aos filhos. Isso nos tornou muito próximos, e também muito amigos. Amor e amizade de irmãos, pais, filhos.
E falar em amor, neste domingo é o dia das mães. Que possamos dar amor e carinho às mães que estão perto de nós. Caso a vida não permita um presente, uma lembrança, dê carinho na forma de um beijo, um abraço forte e demorado. Não há nada melhor que presença e atenção.
Desejamos felicidade e alegrias à nossas mamães. Não somente neste dia e neste mês de maio, mas em todos os dias da existência. Que possamos retribuir ao menos em parte o tanto que recebemos.
Que o dia das mães seja também todos os dias. Às mamães de nossa vida, muito amor e carinho. Um feliz todos os dias, às mães.





Nenhum comentário:

Postar um comentário