sexta-feira, 9 de novembro de 2012

FLAMBOYANTS, ACÁCIAS E MOMENTOS DE TERNURA



                A primavera e as primeiras chuvas deixaram as ruas e avenidas de Goiânia cheias de beleza e alegria, com a vivacidade do vermelho escarlate das flores dos flamboyants e o delicado rosa- bebê nos cachos generosos das acácias.
                Mesmo diante do ruidoso e frenético vai-e-vem de veículos, com seus motoristas apressados e impacientes, os flamboyants e as delicadas acácias estão presentes  nas esquinas, nos canteiros, sempre majestosos e imponentes.  Os Imensos cachos de flores generosamente acolhem os pequenos insetos e abelhas, que fazem a polinização.
                Impossível não notar e ficar emocionado com essa beleza. O espetáculo das coloridas flores deixa mais ainda belo o lugar que cerca a arvore. Ao chão, um colorido tapete se forma com pétalas que já cumpriram sua função, de alimentar e propiciar que sementes venham, trazendo renovação, fertilidade. O ciclo benéfico e interminável da vida.
                A bela e acolhedora Goiânia oferece lugares e oportunidades de lazer e cultura fantásticos. Pertinho da minha casa, tem o Parque Cascavel, que, apesar do nome um tanto quanto assustador – decorrente da denominação do pequeno córrego que margeia – é local aprazível, bem cuidado e seguro.
Local ideal para a prática de esportes como caminhada e corrida, em contato com a natureza em alguns lugares importante, é também ponto de encontro de famílias.
Não esqueço a ensolarada manhã de domingo, quando estive no local pela primeira vez. Sentado no banco que fica do deck do lago, observei ao longe um casal jovem, com duas crianças pequeninas e um cãozinho de estimação.
Enquanto as crianças brincavam com o esperto cãozinho ali pertinho, o casal de abraçava e se beijava de forma sutil, com mãos entrelaçadas, olhos nos olhos, certamente trocando juras de amor eterno e vivenciando muito a emoção daquele momento único de felicidade e alegria. De repente, um dos pequenos acaba o enlevo, abraçando à perna do pai, talvez querendo dizer: “cuidem de mim, estou aqui”. Em instantes, o pequeno estava nos braços do pai cuidadoso, e diante do sorriso de encanto e ternura da mãe. Emocionante momento.
A primavera embelezou mais ainda minha querida Goiânia. As chuvas vieram agora mais intensas e freqüentes, propiciando um clima ameno e agradável.
Flamboyants e acácias floridos, crianças a brincar no parque e casais de mãos entrelaçadas trazem a sensação que a vida pode ser plena. Basta que consigamos traduzir esses pequenos momentos. De ternura e felicidade.

Um comentário:

  1. Ah Paulo, que linda crônica! Eu amo esta estação do ano, que traz com ela as belas flores, o verde da grama, o cheiro de terra molhada, o inicio das chuvas... e o parque cascavel é lindo, tenho saudades ! Grande abraço e obrigado por nos presentear com tão belo texto.

    ResponderExcluir