sexta-feira, 11 de julho de 2014

FLORES E BEIRAIS ENSOLARADOS




A manhã radiosa, de brilhante sol e suave brisa, mais para o lado daquele friozinho de inverno, trouxe uma surpresa agradável: ao sair para o trabalho percebi sobre o muro que divide minha casa do vizinho, próximo ao beiral, que a pequena árvore, que normalmente derrama seus galhos sobre do lado de cá do muro, estava tomada de flores. Flores robustas, de um branco puro e um vermelho forte, quase para o lado do grená, e com uma beleza incomensurável.
Por breves momentos fiquei a contemplar aquele momento de pura generosidade da mãe natureza. Como é perfeita e bela. A manhã trouxe a alegria de perceber essas flores e a alma e o coração se sentiram agraciados.
Note-se que, mesmo havendo um muro dividindo as residências, a pequena árvore não quis saber disso, e acompanhando os beirais, derramou para o meu lado a beleza de galhos e flores de forma generosa, não importando existir ali uma fronteira, um limite, que felizmente, se reserva apenas a nós seres humanos. Não ficaram restritas a um pedaço de chão, tornaram-se universais, em sua beleza e ao mesmo tempo, simplicidade.
No esteio de meus devaneios e divagações, recordo que as ultimas noites desse mês de julho trazem um luar mágico, e como sempre encantador. Luar que leva a lembranças das noites de seresta e serenatas românticas. Lembranças de flores e canções, sorrisos e amores. Luar que traz o desejo de encontros e reencontros felizes.
As flores brancas da pequena árvore que se debruçam sobre o muro me levaram ainda a outras lembranças. Revivi momentos no pátio do colégio que frequentava quando adolescente, onde as meninas-moças, em alegres folguedos cantavam e dançavam, batendo com as palmas das mãos umas da outras e ao final dos versos, terminavam assim: “te mando flores brancas, flores brancas, pra casar...”.
O tempo passou, como a vida, tudo passou. As flores da manhã de julho, em pleno inverno me trouxeram esses momentos, essa outra manhã vivida por mim na adolescência, quase infância.
Saí para o trabalho com o coração feliz. Durante boa parte do dia, as imagens das flores, imensas e generosas, ficaram comigo, bem como o som das canções das meninas-moças da infância.
Tornaram o meu dia, sempre difícil, cheio de batalhas e desafios, mais leve e ameno. Encantado, até.










Um comentário: