sábado, 25 de outubro de 2014

CELG: A LINHA DA INSENSATEZ





Ao final da tarde da tarde da ultima quarta-feira, 22, quando passava na confluência das Avenidas Madri e Contorno Sul, no Parque Anhanguera, uma cena me tocou e entristeceu.
Acostumado a passar ali e me encantar com as maravilhas que a Primavera traz, não me contive ao ver a trágica cena. Meu coração bateu forte... As imagens são trágicas.
Um belo exemplar de Flamboyant caído, ainda cheio de flores da primavera, vitima da motosserra e da insensatez de uma empresa que tenta a todo custo implantar uma linha de transmissão com corrente de alta tensão, que extrapola em muito os limites e recomendações das autoridades mundiais de saúde. Um absurdo se levarmos em conta as dimensões das avenidas do percurso onde essa linha passará – espera-se que a justiça impeça isso – e contra todas as normas técnicas e convenções de segurança que regem o avanço das linhas de transmissão.
Sem contar que essa linha passará diante de postos de combustíveis, atravessará locais de nascentes, como do Parque Macambira Anicuns e em  alguns casos, ficará a poucos metros das residências.
Revoltados moradores unidos e em manifestação livre protestaram contra a esdruxula linha da insensatez. Mas para a CELG, não importa a posição dos moradores nem normas e regras de segurança.
O resultado está à vista de todos: além do total risco à vida de quem mora ou transita pelo local, a desvalorização dos imóveis já acontece. Afinal, nenhuma pessoa vai querer criar seus filhos ou viver sua velhice em um local perigoso como será esse.
Uma constatação: a criminosa omissão e a imposição de um vale-tudo de interesses, com a complacência de órgãos ambientais e da CELG.
Lamentável e triste a cena do outrora belo e majestoso Flamboyant... Outras árvores, como as Palmeiras imperiais, estão sendo e serão massacradas, mortas, extintas... Tristeza...
Os moradores não estão calados nem inertes. Ações judiciais foram e estão sendo protocoladas e espera-se para as próximas horas que haja manifestação da justiça.
A vida é um bem inalienável. E a linha da insensatez, adotada pela CELG, não pode prevalecer ante o direito de todos. Diante da gravidade dos fatos, seria importante que o governador Marconi Perillo assumisse a interlocução com os moradores e a CELG e promova a imediata paralisação das obras dessa obra.
A vida, o meio ambiente e as próximas gerações, agradecem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário