sexta-feira, 13 de março de 2015

DO VALOR DA AMIZADE




Em uma tarde desta semana, após visitar um cliente, resolvi saborear um café em um shopping de Goiânia. É um local calmo, que fica anexo a uma livraria e perfeito para refletir, preparar estratégias de trabalho, rever amigos e praticar o habito saudável da boa conversa.
Após o atendimento da moça que fez o meu pedido, de café expresso e dois biscoitos de queijo, notei que a mesa ao lado foi ocupada por três senhoras muito elegantes, que logo começaram a conversar animada e alegremente.
Observando-as discretamente, notei que traziam na face marcas do tempo. Mas exibiam um semblante plácido, sereno. Era nítida a alegria demonstrada por elas, pela oportunidade de se encontrarem, de estarem na presença uma da outra.  Era alto o valor que davam àquele momento de encontro e fraternidade.
E eu ali, imerso em minhas preocupações, mas sem deixar de observar as alegres e animadas damas da mesa ao lado. Ficaram ali por um bom tempo, até que se despediram e resolveram seguir seu caminho. Não sem antes deixar marcada para outra ocasião um novo encontro no mesmo local. Na despedida, recomendações e desejos de felicidade as famílias.
Confesso que fiquei emocionado e feliz. Emocionado ao ver que pessoas se encontraram, se confraternizaram, colocando os assuntos em dia, durante um momento de alegria e felicidade. E feliz, por constatar gestos de amizade, carinho e consideração.
Eu posso afirmar que tenho grandes amigos. Amigos verdadeiros, que quando convivo diariamente, fico feliz com a presença, e quando ficam distantes, sinto a falta e saudade.
 Dos amigos da infância, quando construíamos carrinhos de lata, fazíamos pião ou corríamos livres, leves e soltos pelas ruas de terra, sobre bicicletas sem freios, aos amigos de hoje, quando estou perto de completar meio século de vida,
A amizade é preciosa joia, diamante raro, de inestimável valor. É a amizade que se manifesta através de um bom dia em uma rede social, em uma lembrança trazida de um passeio em um lugar distante, ou em um encontro rápido para um café, onde se pode colocar o papo em dia, embora o relógio seja imperativo e informe que as responsabilidades profissionais exigem que seja breve o encontro.
Depois das despedidas, fica aquele gostinho de saudade e a certeza que novamente nos encontraremos. Isso fortalece laços e traz a certeza que o reeencontro será uma nova alegria.
Todos os dias, ao acordar, agradeço a Deus a dádiva de um novo dia. Agradeço a bênção da vida. Agradeço pela minha família, pela saúde e pela harmonia. E peço também ao Pai do Céu pelos meus amigos, que são tão preciosos, como é preciosa a fraternidade.
Tudo isso me faz recordar uma canção da infância, tão cantada nas escolas e nos encontros de jovens da paroquia que frequentava: “se uma boa amizade você tem, louve a Deus, pois amizade é um bem”.
Verdadeiramente um grande bem. Com um amigo, partilhamos momentos, bons e difíceis.
Que prevaleça no mundo a paz o bem e a harmonia. E que a amizade seja plena.




Um comentário:

  1. Eita nois. kkk Gostei do texto, principalmente na parte que do bom dia, via redes sociais. É um novo passo em um mundo moderno como o nosso. Infelzimente tenho que concordar com a parte " o relógio seja imperativo e informe que as responsabilidades profissionais exigem que seja breve o encontro....." Ahh, com certeza temos que dedicar mais tempo para as amizades. Valeu Américo.

    ResponderExcluir