terça-feira, 31 de janeiro de 2017

HOJE, SÓ QUERO ESCREVER UMA CANÇÃO DE AMOR...

Imagem retirada da internet




                                    “...hoje, eu não quero ler o jornal...
Só quero escrever uma canção de amor pra você!”
                                   (Kim, Julio, Cézar)


Hoje, eu não quis ver telejornal. Não que tenha decidido daqui pra frente me abster das noticias. Apenas atenderei aos anseios do coração. Não vou assistir ao telejornal, não visitarei portais de notícias, não abrirei links no Twitter. Sequer irei publicar coisas do cotidiano no Facebook. O Instagram, que pouco uso, também será deixado de lado. Aliás, o celular estará mudo.
Temos motivos – eu e o coração - para tanto. A indignação toma conta e fica cada dia maior. Como ficar indiferente – e não permitir que seja apenas mais uma notícia – diante do caso do rapaz que, indo trabalhar às cinco da manhã de domingo, tem sua vida ceifada de maneira brutal? E além da violência do acidente de transito, ainda recebe a indiferença de quem deveria utilizar de todos os meios salvar sua vida? (pobre, Hipócrates). A morte foi algo natural e corriqueiro para o profissional médico, que (não) o atendeu.
Como ficar indiferente à violência crescente contra a mulher e as crianças? Como achar normal um motorista cadastrado em um aplicativo muito popular, que aproveita da ingenuidade de mulheres na madrugada e, as estupra?
Como entender a falta de medicamentos em postos de saúde, ou aceitar o fato de que crianças que sonham ir pela primeira vez à escola, ouvem os pais, de maneira constrangida, afirmarem que não há vagas? Como vai crescer essa criança quando um de seus primeiros sonhos é negado de maneira vergonhosa por autoridades?
Sem falar no caso de uma professora que devotou amor à uma pessoa e, depois de humilhações e golpes financeiros, mesmo indo contra sua própria família, pagou com a vida esse acreditar. Acreditou em uma pessoa, perdeu a vida.
Pensando no mundo, a intolerância, o medo e a arrogância cada vez mais presentes. O meu caráter, a minha índole dependem da região geográfica onde nasci? Ainda não foram disparados canhões, mísseis, mas creio que será questão de tempo. A autoafirmação de um indivíduo precisa ser posta em prática, ao provar belicamente e de maneira aterrorizante quem manda no planeta. O medo volta a ser maior no mundo.
No Brasil, não obstante os mais de doze milhões de desempregados (segundo a metodologia do governo, pois com base em estudos podem ser 22 milhões) – com uma pessoa chorando em rede nacional, sendo despejada do local onde mora devido à quatro meses de aluguel atrasado e sem dinheiro sequer para a “xerox” exigida pela agencia de emprego, temos um local onde não existe crise.
É um local fantástico, um paraíso onde senhores e senhoras fleumáticos e elegantes, de voz pausada e calma, com seus ternos e tailleurs bem cortados, usando perfume importado, com gordas verbas para gastarem (vide portais de transparência) e com um séquito de puxa-sacos, se preparam para eleger o chefe da casa onde congregam, que comandarão daqui para a frente nossos destinos.
Ah, mas aqueles “pequenos crimes de roubos de milhões”, não, claro que “é intriga da oposição” (termo em desuso, pois a oposição também está entre os criminosos), são café pequeno. Foi “erro da contabilidade da campanha”, coisas como “as doações foram legais”, ou “eu não sabia de nada”. Ah, ainda têm a cara de pau de criticar Juízes que cumprem a lei e membros do Ministério Publico que os fustigam constantemente pelos seus crimes e atos de corrupção.
Ratos que vivem em um esgoto, movido e alimentado pela corrupção, que alimenta o crime organizado no país, definirão nosso futuro... Vergonha. Essa e a anterior, são definitivamente, as piores legislaturas da história do congresso nacional. O povo brasileiro deve deixar de ser pacífico na hora de votar. Não podemos aceitar quadrilheiros, criminosos, como membros dos parlamentos, definindo nossos destinos.
Enquanto isso falta dipirona, gaze, e – ah, parece que estou querendo demais – UTI’s no sistema público de saúde.
Não, não quero, não vou ver os telejornais, não quero ler os jornais... Queria apenas compor uma canção de amor...
Mas, o coração, será que consegue? Afinal, parece que o coração prefere falar de amor, em um mundo de desamor...
Ainda bem, que nos restam poemas e canções!


Nenhum comentário:

Postar um comentário