sexta-feira, 16 de março de 2012

SERESTA, POESIA E SONHOS

Baile de seresta em Goiânia - Clube Oásis - anos 1980 

             

              Vivenciei a Goiânia dos anos 1980 com muita intensidade. Quando cheguei aqui, fui estudar no Lyceu, instituição de ensino prestigiada e de muito valor, onde além das matérias comuns às grades dos outros colégios do então segundo grau, havia também as matérias de literatura, francês, filosofia e artes.
                Sempre fui um aluno mediano, mas quando vinham as aulas de literatura e francês eu me dedicava com maior intensidade. Encantava-me ante a possibilidade de aprender um idioma de origem comum ao português, mas aparentemente tão diverso. A origem latina do francês me atraía e fascinava além da elegância da pronúncia.
                Aos poucos fui me integrando aos colegas e logo estava ao lado dos amigos que, apesar de parecer contrario da direção, promoveram a refundação do histórico Grêmio Livre do Lyceu. Foi uma fase difícil, tivemos ameaças de expulsão por parte da Diretora, mas aos poucos, fomos sendo respeitados e, de certa forma, aturados.
                Eram comuns os concursos de poesias na Goiânia daquela época. Era  o início do fim da ditadura militar e a época de ouro da efervescente e bela MPB - a musica popular brasileira, de intérpretes como Zé Ramalho, Fagner, Chico Buarque, Vital Farias, Caetano, Gil, Amelinha, Geraldo Azevedo, Ednardo, e os goianos Marcelo Barra, Fernando Perillo e Pádua.
                Os concursos de poesia aconteciam nos colégios e não raro em bares. Recordo-me de muitos que participei. Eram eventos multiculturais, onde havia além da poesia espaço para apresentações teatrais, de musica e não raro, declamações de textos de prosa e interpretação de crônicas.
                A grana curta nos impedia de gastar, a noite custava caro como hoje e só nos restava ficar em um canto qualquer, deixando aos poucos fluir n’alma aquelas palavras e frases sempre bem construídas que, não raro, tocavam o coração. Tempos bicudos, de grana curta, mas onde era permitido sonhar.
                Aos finais de semana, na sexta-feira era obrigatória a presença na Tradicional Seresta do Clube Oásis. Além de ser um lugar espaçoso, o preço da entrada era popular e pessoas de todos os matizes, de variadas classes sociais freqüentavam. Lugar de gente honesta, que ia tão somente buscar diversão e lazer.
                O que mais me encantava era a qualidade das duas orquestras que ali se apresentavam, em esquema de revezamento, o que propiciava que a musica não parasse.
Eram compostas de cerca de vinte integrantes, com metais, instrumentos de corda, muita percussão, e repertório maravilhoso. Muito completa e com profissionais talentosos, que mostravam ali o melhor que tinham e sabiam.
Depois, por volta de três e meia da manhã, hora de ir embora. Como a grana era curta mesmo, ia para casa ao lado de inúmeros amigos a pé, em turma, livres e libertos, sem o medo que assalta a alma e o coração das pessoas hoje. Os sete, oito quilômetros que andávamos na madrugada até chegar em casa não cansavam ou nos faziam reclamar. Já combinávamos para a próxima sexta-feira outro encontro.
Passado tanto tempo, ocasionalmente passo nas proximidades do Clube Oásis e sinto, viajando na saudade, ressoar em meus ouvidos os acordes das belas canções das orquestras que ali tocavam. No meu coração parece que o tempo não passou.
Sei que tudo ali mudou, não existem mais as serestas das sextas-feiras e o clube virou uma escola.
Mas meu coração ainda mantém vivos, na saudade daquela época, os concursos de poesia e os bailes de seresta das sextas-feiras.

2 comentários:

  1. Tempinho bom esse, em que o romantismo estava em cada detalhe e as pessoas eram mais amáveis. Hoje, tudo é diferente e escuro. Parabéns pelo excelente texto.

    ResponderExcluir
  2. Realmente... Hoje o que se vê falar é do tal mundo pós moderno, fazer o que? parabéns Paulo!

    ResponderExcluir