terça-feira, 10 de julho de 2012

ROMARIA TRINDADE 2012: FÉ, LOUVOR AO PAI ETERNO - E MUITA SEGURANÇA


                Ao assumir o comando do 22º BPM da 2ª CRPM - Batalhão Terra Santa, sediado em Trindade – GO, o Tenente Coronel da Policia Militar de Goiás Divino Alves imediatamente buscou estabelecer laços e parcerias com as comunidades da área sob sua influencia.

                Os resultados positivos não demoraram a acontecer. Instituindo a si próprio regime de dedicação total e intensiva, o Tenente Coronel Alves conseguiu rapidamente agregar de forma positiva e fortalecer elos entre a Polícia Militar e o cidadão. De um numero alto de ocorrências reativas, aquela em que a Polícia Militar é acionada após a consumação ou ocorrência de crime ou entrevero, rapidamente as estatísticas passaram a apresentar número maior de ocorrências pró-ativas, onde o trabalho de prevenção, que inclui visitas às famílias, escolas e associações de moradores gerou confiança e integrou sociedade e Policia Militar.
                O ponto culminante desta parceria foi o resultado alcançado durante a Romaria do Divino Pai Eterno 2012, que tradicionalmente acontece na ultima semana de Junho e inicio de Julho.
                Em 2012 visitaram Trindade e o Santuário Basílica cerca de dois milhões e seiscentos mil fieis. Vieram em busca de pagar suas promessas e demonstrar fé e louvor ao Divino Pai Eterno.
A Polícia Militar ao lado da comunidade direta e indiretamente envolvida no evento preparou rigoroso planejamento e impôs eficiência na execução.
Quatro mil e quinhentos homens, mais de uma centena de viaturas, grande número de oficiais comandando quadrantes pré-determinados e presença ostensiva e ininterrupta dia e noite foram suficientes para frustrar a atuação de meliantes. Inúmeras abordagens e um trabalho educativo-preventivo foram realizados. Contou ainda com apoio do Batalhão Rodoviário e do GRAER – Grupo de Patrulhamento Aéreo.
Com apoio de um empresário local foi confeccionado um folder de alta qualidade com dicas de segurança e orientação sobre como não ser vitima de crime. Folder que os romeiros acabavam levando como “lembrança da festa’.

Quarenta câmaras de alta definição, patrocinadas pela Paróquia e comerciantes operadas pelo COPOM local eram os olhos da Polícia Militar sobre os romeiros. No folder uma mensagem que tranqüilizava e dava sensação de segurança: “Sorria! Você está sendo filmado. Nos braços do Pai Eterno e sob os olhos da PM”
Ações como essa, onde a falta de recursos foram resolvidas com parcerias positivas com a comunidade fizeram com que a Romaria de Trindade 2012 fosse uma das mais tranqüilas da história.
Não houve nenhum latrocínio ou homicídio, somente fatos corriqueiros de locais onde há grande aglomeração de pessoas, como perda de documentos e alguns poucos desentendimentos entre cidadãos. O mais importante: as ocorrências mais significativas foram prisão e retirada de circulação de dez foragidos da justiça – criminosos de alta periculosidade de volta às grades.
O Missionário Redentorista e Prefeito do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno Padre Antonio Carlos de Oliveira elogia o modelo de segurança adotado pela Polícia Militar. Segundo ele “foi extremamente eficiente”. Manifesta o agradecimento e espera que no próximo ano também seja assim.
Segundo o Padre Oliveira, espera-se um numero maior ainda de romeiros em 2013. Os resultados advêm da presença da Imagem Peregrina do Divino Pai Eterno em missas conduzidas pelo Padre Róbson Pereira, Reitor do Santuário Basílica, em todo o do país. Isso faz com que se divulgue mais e mais os milagres do Divino Pai Eterno e os fieis compareçam em número cada vez maior à Romaria.

Padre Róbson Pereira

Para o Tenente Coronel Divino Alves, hora de avaliar os resultados do trabalho e já começar a planejar a Romaria de 2013.

Tenente Coronel Divino Alves - Comandante 22º BPM Trindade - GO
Sua dedicação, atuação e sua história o credenciam a ser um dos promovidos nos próximos dias à patente de Coronel. A sociedade espera que a Polícia Militar e o Governador Marconi Perillo reconheçam esse trabalho - profícuo e eficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário