sábado, 30 de março de 2013

TRILHA... DE ARTE E CULTURA


                Seria mais uma visita a um cliente, dentro da minha rotina diária. Não que visitar clientes seja algo difícil para mim, pois gosto do que faço. Para mim cada visita é sempre um evento proveitoso, interessante.
                No inicio, tudo normal. Um prédio moderno, desses que exigem identificação, com sistema de acesso controlado e muita segurança.
                Porem, ao adentrar a sala onde fica a empresa, tive noção imediata do que encontraria:  um “bom dia” verdadeiro, emoldurado pelo sorriso franco da pessoa que me recepcionou. Feitas as apresentações, pediram que aguardasse enquanto quem me receberia terminava uma reunião.
                Observando aquele ambiente, decorado com certa simplicidade, porém extremo bom gosto, não pude deixar de notar o astral e o clima positivo que reinava ali. Pessoas focadas no trabalho, porém sempre com cortesia e um sorriso no rosto.
                Ao ser recebido pelo cliente, começamos a conversar de negócios. Mas a conversa fluiu de forma bastante interessante. Comentando sobre a vista que tínhamos do alto do nono andar, o cliente observou que, se não era a visão de “uma Barra da Tijuca”, mas ao menos, podia-se ver a cidade, o horizonte, o mundo à frente.
                Discorremos sobre o que de fato tinha me levado até aquele local, sobre nossos negócios, mas a conversa rapidamente evoluiu para assuntos interessantes. Falamos de cultura, de educação, de conquistas na vida.
                Impossível não comentar sobre a banalidade das composições atuais, a pobreza de ritmos e a falta de poesia. A música que sempre foi motivo de encanto, hoje para muitos é refrão agressivo, desvalorização da mulher, absoluta falta de conteúdo.
Em dado momento, o cliente citou um fato que lhe ocorrera. Ao estar em uma das grandes livrarias e magazines de Goiânia, ele percebeu uma senhora, acompanhada do filho adolescente,  a observar equipamentos de tecnologia, como tablets e note-books. E ao ser indagado pela pelos dois sobre qual seria o equipamento que indicaria, sem titubear, apontou para a estante de livros e disse: “aqueles”. Ante o olhar surpreso da senhora e do menino, concluiu que o prazer de ler é algo incomensurável. E que ninguém jamais há de retirar conhecimento e cultura de ninguém. Livros são caminhos mágicos que proporcionam viagens infinitas e interessantes. E “um país, se faz com homens e livros”.
                Compactuei com aquele pensamento de imediato. E o que era uma reunião de negócios passou a ser uma troca de experiências. Um momento cultural. Ainda discorremos sobre o mundo, Europa, América do Norte, Brasil.
                Não sei se concluirei o negócio, sequer se verei outra vez esse cliente. Mas ficou marcado para sempre em mim, aquela manhã chuvosa, onde, em um escritório de negócios, normalmente ambiente competitivo e de certa forma hostil, trilhamos por caminhos repletos de cultura, livros, arte.
Percorremos e revivemos alegrias encontradas nos momentos felizes junto à família, através de conquistas e sucessos.  Enfim: o bom ambiente e a alegria reinam naquele lugar.
O prazer e a alegria de, no trabalho, viver muito bem. Isso é encontro diário com a paz, a harmonia e a plenitude. E com a felicidade.

3 comentários:

  1. Paulo não poderia ser diferente com você, um ser humano de tamanha grandeza, que só quem te conhece sabe da beleza do seu coração, sua humildade e gentileza na forma de tratar todos, essa sua igação com a cultura que acaba envolvendo seus amigos e isso é grandeoso, maravilhoso para todos nós. Inteligente, escreve divinamente, tenho certeza que passou a melhor impressäo a este cliente, assim como passa a todos nós seus leitores e seguidores! Grande abraço e Feliz Páscoa!

    ResponderExcluir
  2. Um dos meus hobbys que mais gosto é o de ler, adoro uma boa leitura.Parabéns por ser essa pessoa humilde e atenciosa.
    Feliz Páscoa!Pois Páscoa para mim é todos os dias!!







    ResponderExcluir
  3. Hoje em dia é raro quem sabe dizer qual foi o ultimo livro que leu , a leitura ficou esquecida tudo é so tcnologia ,pegar um livro e viajar pelas suas paginas de puro encanto .Muito bom seu texto faz refletir . parabens por mais um belissimo texto .

    ResponderExcluir