sábado, 23 de agosto de 2014

EM FORMA DE POEMAS, E CANÇÕES...






Na tarde de muito calor o transito desumano e não menos intenso e de lentidão requer muita calma de quem trafega pelas ruas e avenidas de minha cidade. Vez em quando, a impaciência representada por uma estridente buzina - desabafo de algum motorista mais ou menos apressado - extravasando o stress que a situação causa.
Como consolo, o bom e amigo radio do carro, que sintonizado em uma emissora de programação amena, traz canções que por muitos momentos me levam a viagens fantásticas ao mundo da poesia, do mais puro lirismo. Canções que remontam à paginas da vida, pedaços da existência que ficaram marcadas e são trazidas à lembrança.
Embevecido pelas lembranças acabo relevando a lentidão do congestionamento, do transito ruim. Melhor assim, afinal cada dia tem mais carros nas ruas e por consequência, motoristas nem tão bem preparados para dirigi-los.
Enlevado, me vejo a refletir sobre o conteúdo das canções. Como surge tanta beleza, advinda do coração de um poeta? Poetas buscam nos escaninhos da alma aquilo que trazem para fora. E a poesia às vezes pode estar tão perto, tão do nosso lado, que com muito pouco podemos perceber.
Nem diria sobre o perceber das belezas de um alvorecer, de uma manhã magnifica adornada por céu azul e com trilha sonora de bem-te-vis e sabiás. Do pôr-do-sol em um belo e encantador fim de tarde, de contar histórias em um encontro de amigos em noite enluarada à beira de uma fogueira, de falar de saudade e entoar canções ao som de um plangente violão. As belezas poéticas da natureza trazem inspiração e acalento.
Quero me referir à poesia contida no coração, que em excertos de inspiração brota e proporciona momentos de encanto e lirismo. A poesia da alma, a que retrata e revive momentos de ternura, nostalgia...  Saudade!
Quando o poeta vai ao eu interior busca o mais puro sentimento, e o exprime em palavras, períodos, orações. Transforma o sentimento em palavras. Mesmo que não viva ou tenha vivido o que descreve. São os momentos da alma, quase sempre inexplicáveis aos normais...
Imerso nas reflexões, sequer percebi a demora que o transito me obrigou a suportar. Com o coração leve chego ao meu destino. Para dar continuidade às obrigações diárias. Cumprir os compromissos do restante do dia.  Assim vivo a poesia... E a poesia vive em mim.
Dessa forma, o dia-a-dia se torna suportável. Os momentos difíceis, ficam mais leves. E a alegria de viver torna-se companheira constante.

Em forma de poemas, e canções...



Nenhum comentário:

Postar um comentário