sexta-feira, 28 de setembro de 2012

POR CANTOS E ENCANTOS...


                Inegável a riqueza e variedade musical e cultural do brasil. Catiras de Goiás, congadas de catalão, o coco no nordeste, boi no Parintins e os maracatus do Pernambuco à  viola dolente do sertanejo que, em sua casa simples e sem conforto, busca aconchego na saudade, ao som de acordes e canções de amor – talvez busque a lembrança de amores perdidos.
                Na feira da pequena cidade do nordeste o repentista desfia nas cordas sua viola, característica acordes dolentes e ritmados, repetidos, e faz de sua arte a alegria das pessoas simples que ali passam.
                 No sul, a tradição gaucha, o bairrismo pode ser entendido como declaração de amor dos filhos da grande nação gaúcha. Em sentido contrário a cultura do norte, do Pará e da Amazônia retratam a alegria daquele povo.
                Dança da chula, congada, carimbó. Parintins, terno de coco, repente, cordel. Jorge Amado e Lins do Rêgo. Carmo Bernardes e Zé Mauro de Vasconcelos. Alencar e Machado. Feijoada, macunzá, tapioca, pamonhada. Cavalhadas e farricocos... Cantos e encantos do meu Brasil.
                Brasil demasiadamente rico em arte e cultura. A miscigenação das raças que o compõem leva a isso. Por todos os lugares o brasileiro é alegre, é artista, é musical.
                Meu Goiás querido tem seus cantos e encantos. Encantos de uma noite estrelada, com vagalumes a contrastar com a escuridão. Escuridão que muda quando a envolvente e prateada luz de uma lua maravilhosa surge no alto, beijando o chão, as árvores, a natureza.    
Lua inspiradora de canções. Culpada e cúmplice de amores e paixões. Lua cheia. Beija meu rosto, ilumina o sorriso da amada, traz acalento.
Cantos e encantos. O gemido da sanfona ecoa suave, terno. O violão, plangente. Serenatas, saraus, noites de canção e seresta. Olhares furtivos, mãos se tocando, se entrelaçando, beijos tímidos. Corações unidos em breve. Sonhos.
Cantos e encantos. Tanto a mostrar, tanto a descobrir... A mulher goiana encantando. Amores que só tem saudade do que não conquistaram. Vambora andar mais? “Vambora” andar por esta estrada que tem volta?
Ou mergulhar na saudade do pequeno recanto, dentro do coração. Depois passear no Rio Araguaia, de tanta saudade...
Declarar alto e bom som,  em forma de canção: Amo-te. “Amo-te nas sendas infindas das esferas e ao firmamento, céus e mares. Deus, se nos fez feliz, cantar ode à alegria, ao tempo forte”. Por onde eu for.

2 comentários:

  1. É gratificante ler um lindas frases como essa. Isso nos tras alegria, lembranças e saudade, muita saudade.........

    ResponderExcluir
  2. Paulo, pessoas como você são muito importantes para manter vivo o gosto do povo pelas tantas belezas de nossa cultura. Parabéns.

    ResponderExcluir