quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O SALÃO SILVA

Fica no Bairro de Campinas, na Rua Quintino Bocaiúva. No mesmo e único local há mais de 60 anos é parte integrante da história da antiga Campininha das Flores e, por que não, da nossa Goiânia. Passaram pela sua porta e sentaram em suas cadeiras muitas gerações. Assim é o Salão Silva.
Seu primeiro proprietário, Sr. João Silva, conhecido de todos como Tio João, já há alguns anos não exerce a profissão de barbeiro, oficio que passou a seu sobrinho Jeová, que por sua vez cedeu ao cunhado e afilhado João Balbino. Conhecido de todos como Joãozinho, se orgulha de estar no local trabalhando há 28 anos (desde que tinha quatorze, quando aprendeu o oficio de barbeiro). Tem a seu lado, na outra cadeira, o sempre alegre e divertido Benedito, ou Dito, (como o chamam): torcedor doente do Goiás, que veio da cidade de Jaraguá e tem sempre uma piada ou uma prosa na ponta da língua para contar.
Além de um local aonde as pessoas vão para fazer a barba e aparar o cabelo, também é um movimentado ponto de encontro. Ali se tem a cortesia de uma água gelada, um jornal do dia para se atualizar e, coisa obrigatória em todo salão que se preze, dois dedos de prosa sempre.
Apesar de funcionar em um espaço diminuto, cerca de doze metros quadrados, passa por ali um grande número de pessoas todos os dias. Discutem os mais variados assuntos, como a propalada crise (crise?) do momento, política, futebol, etc. Todos os assuntos do dia-a-dia são discutidos ali. Bom mesmo é na segunda-feira, quando os torcedores dos times que vencem no fim de semana vão logo cedo para pegar no pé dos adversários. No outro fim de semana, a coisa se repete, ás vezes ao contrário. E assim vai-se levando a vida.
Em época de campanha política, o movimento aumenta, não de fregueses, mas de pessoas transitando por ali: todos querendo o apoio explícito do proprietário, que sai pela tangente. Se não manifesta apoio ao candidato, também não o desagrada.
É um local ideal para quem quer saber da rica historia de Campinas e de Goiânia em detalhes. É interessante ouvir a narração de um fato histórico por quem o viveu. Histórias do Atlético Goianiense, o time do Bairro, de quando o ex-governador e ex-prefeito Iris Rezende circulava nas ruas de bicicleta, exercendo seu primeiro mandato de vereador, casos interessantes - verdadeiros ou não - são perpetuados ali, como um relicário  da existência da Campininha das Flores.
Goiânia já era uma cidade grande, capital imponente, porém conservava traços e hábitos de cidade do interior.
Recentemente o Salão Silva passou por uma reforma. O velho forro de madeira deu lugar a outro moderno e bonito, feito de gesso. A antiga cerâmica, desgastada em volta das cadeiras pelo movimento contínuo dos barbeiros, deu lugar a um piso antiderrapante, elegante, moderno. Também foi colocado um imponente espelho e novas luminárias, alem da pintura branca nas paredes. Ficou bonito.
Restaram apenas, como testemunhas oculares que são da história, as cinqüentenárias cadeiras de aço Ferrante, que não sucumbiram ao tempo. Permanecem ali, resistindo.
Assim é o Salão Silva, cuja história se confunde com a do Bairro de Campinas e suas gerações. Que ele continue ali por muito tempo ainda, sendo sempre um lugar de encontro de amigos e companheiros.

2 comentários:

  1. Oi, amigo! Que bom voltar aqui. Gostei da história do Salão Silva. Fiz um trabalho no ano passado sobre a Campininha das Flores e ouvi prosas interessantes dos antigos moradores.
    Olha, incluí você e seu blog em uma brincadeira. Dê uma olhadinha lá no Ruas e papéis e veja se topa participar. Quero ver sua lista... Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Gosto de ler e ao longo da leitura imaginar, sonhar. o seu texto me deu vontade de fazer a barba, mesmo sem tê-la.

    Parabéns!

    ResponderExcluir