quarta-feira, 30 de novembro de 2011

LIMIARES DO TEMPO


Depois de tanto tempo, eis-me a procurar encontrar hiatos de tempo, ao fazer uma pequena pausa, para refletir sobre a vida e sobre como levo a vida.
E são inexoráveis as imposições que ela me apresenta. Desde quando me levanto ainda madrugada até quanto o dia termina. Quando busco o meu travesseiro e o carinho da amada, logicamente que muita coisa se passa neste período, embora quase sempre não perceba sua importância no desenrolar do dia. É apenas rotina, obrigação do dia-a-dia. Sequer paro e consigo imaginar que, caso não cumprisse com essa rotina, o que aconteceria. Negócios não se realizariam? Compromissos assumidos não seriam cumpridos. A vida não seguiria. Nada daria certo.
Procuro, mas não encontro resposta: e se de repente eu parasse no tempo e não mais tivesse noção da dimensão da vida, das coisas importantes e corriqueiras, da certeza da obrigação do fazer?
Quem me dera eu me colocasse em situação de, Conradianamente* ficar a esperar, depois das quatro e meia da manhã, sentado em uma cadeira na varanda da minha casa, ao lado de quem tanto amo, a esperar a chegada do dia.
Ainda olhando as ultimas estrelas da madrugada eu me deixaria sentir o nascer verdadeiro do dia, os primeiros sinais da manhã radiosa, pássaros madrugadores a cruzar o céu. Ao longe, sinais e indícios da chegada do sol. Primeiro, lentamente, a “barra do dia”, para logo chegar radiante, imponente, régio. O irmão sol traz com sua luminosidade e seu calor a certeza de um dia feliz.
Depois deste belo chegar do dia, ficar simplesmente a acompanhar a maravilhosa e integrada orquestra composta por variadas espécies de pássaros.
Antes de sair para o trabalho poder por alguns minutos parar na frente da minha casa e dar bom dia a quem não conheço e a quem nunca vi desejar do fundo do meu coração a felicidade, paz e harmonia.
Um dia ouvi que a vida não é um destino, mas uma jornada. E que somos muito capazes de ser donos do nosso caminho.
Creio que tudo o que temos na vida é a nossa própria vida.
Um dia, se qualquer um de nós parar nem que seja algumas horas e apreciar o belo que está ao nosso lado, certamente prolongaremos os nosso momentos felizes, E serão bem mais intensos.
Que todos possam, ao menos uma vez na vida, ver o dia chegar depois de um a madrugada esplêndida e misteriosa, apreciar o canto dos pássaros e enternecer-se com a beleza de uma flor.
Haverá mais ternura e felicidade no nosso mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário