quinta-feira, 17 de novembro de 2011

NAS ONDAS E CAMINHOS DA VIDA ATRAVÉS DA RÁDIO 730



(Singela homenagem aos oito anos da emissora goiana)

                Ainda madrugada, longe da chegada dos raios solares, Seu João, velho e experiente vaqueiro pula da cama juntamente com a esposa, que se encaminha para a cozinha para preparar o café e assar o pão de queijo, para o desjejum.
                Ao molhar o rosto com a água fria da bica que passa no rego d’água em frente à ampla varanda da casa, espantando de vez o sono, ele ouve Dona Corina, sua esposa ligar o rádio. Presta atenção na hora certa após o sinal eletrônico que parece desperta-lo daquela letargia: “Em Goiânia cinco horas”, diz com voz firme o locutor Justino Guedes, como a  lembrá-lo que as vacas o aguardam tirar o leite.
                Toma café calado, apenas prestando atenção em uma letra dolente de uma canção antiga. Canção que o leva ao tempo da mocidade, quando gostava de aos finais de semana se divertir nas festas das fazendas vizinhas, folias de reis e outros festejos da região.
                Não se contendo, vai até o quarto e pega outro radinho de pilha – se pegasse o da cozinha era briga na certa – e junto com sua tralha de tirar leite - banquinho, balde e corda – leva-o para o curral, o pendurado no local de costume. Durante algumas horas, viaja nas canções e nas noticias de futebol e também nas informações sobre preços de arroba de boi, do feijão, do milho e outros assuntos de seu interesse.
                Longe dali na cidade Dr. Agenor, patrão de Seu João acaba de deixar a filha na porta da faculdade, com o rádio sintonizado na 730. Ouvindo as noticias do Brasil e do mundo com a Teresa Ribeiro. Os pitacos e comentários do Altair Tavares complementam as noticias. O trânsito difícil parece ficar mais rápido por causa do noticiário.
Ao adentrar o escritório começa a se deixar levar pela rotina de trabalho, procedimentos, processos. Recebe a ligação de seu filho que mora e estuda em Atlanta, nos Estados Unidos da América, que pergunta sobre as melhorias que estão acontecendo em seu bairro, informação ouvida via internet na entrevista do diretor da empresa de limpeza urbana. Sorri quando ouve um “Pô, pai, estou tão longe e sei mais do nosso bairro que você”. Lembra que está na hora de saber noticias do esporte, pelo note book sintoniza na “730 ao vivo” e com um coração apertado, ouve as más noticias do seu querido Vila Nova, do descenso à serie C e outros problemas inimagináveis. Hora de voltar a dedicar ao trabalho, afinal, seu combalido vila Nova não está merecendo seu tempo.
Ouve resignado a comentarista Cecília Barcelos afirmar que dificilmente o Vila Nova terá um futuro melhor no ano próximo. Concorda com o comentário franco e espontâneo do Edson Rodrigues. Comenta algo no twitter e ouve a pronta resposta do Cleisson Teixeira. Não era o que gostaria de ouvir, mas se o próprio Vila Nova não ajuda, fazer o quê?
Na pequena lanchonete a poucos quilômetros dali enquanto faz mais um suco, atendendo um cliente, a proprietária está com o rádio ligado no Repórter Cidade, programa apresentado por Amaury Garcia e Flávia Vinhal. Ela tem boas lembranças do Amaury Garcia: quando era sua aluna de Matemática em uma escola pública e quando ele participou ao lado de outros goianos ainda em LP de vinil o disco Elos, ao lado de Luiz Augusto. A canção Aragem ainda toca seu coração. Bons tempos, lembra.
Já mais tarde no táxi parado no trânsito confuso da cidade, as ultimas noticias do esporte entretém aquele passageiro que, embora seja de outra cidade ouve com atenção. E usa como motivo para puxar conversa com o motorista, que não perde a oportunidade de declarar sua felicidade e amor ao Atlético – GO, “o time goiano da série A”, afirma efusivamente.
À noite, enquanto luta com suas revisões e textos do dia o cronista, no sossego de seu lar, em um bairro de periferia vê desfilar nas ondas do rádio o humor inteligente no programa Fanáticos. Novela?  Programa do Ratinho? Não, nem pensar. O bom mesmo é embarcar na alegria e bom astral do Beto Brasil, que  com seu bordão “você sumiu deu...” faz uma viagem ao mundo do futebol e interage de forma muito espontânea com seus ouvintes que apesar de ficarem na espera um bom tempo, participam,  dando sua opinião no ar, sem censura e seguindo o astral do programa. São ouvintes cativos desde o início do programa.
Quando acaba, hora de dormir, desligar. Vem mais coisa por aí, mas o corpo e a mente pedem descanso. Amanhã tem mais.
No outro dia, ainda madrugada, Seu João, o vaqueiro, acorda mais cedo e vê que não está na hora de levantar. Enquanto pensa na vida, na lida diária e em suas obrigações, liga o radio e encontra ânimo e disposição ao ouvir o Madrugada Viva. Engraçado, pensa, o que faz o Barack Obama ali? Ele não é Presidente dos Estados Unidos? Mais um pouco, e retoma a rotina diária, afinal, Justino Guedes já vem chegando e anunciando: “em Goiânia, cinco horas”! É hora de começar mais um dia.
-*-

Parabéns pelo aniversário de oito anos, Rádio 730! Continuem entretendo e levando a informação correta a seus inúmeros ouvintes, pelo mundo inteiro.

Um comentário: